Defesa da Petrobrás na 18ª Jornada de Agroecologia

O tema foi destaque na Conferência “O Brasil é dos Brasileiros”, que faz parte da programação da Jornada.

O Fórum de Defesa da Petrobrás participou neste sábado (31) da Conferência “O Brasil é dos Brasileiros: Pré-Lançamento do Movimento pela Soberania Nacional e Popular”, evento que faz parte da programação da 18ª Jornada de Agroecologia, realizada em Curitiba.

O petroleiro Thiago Olivetti abriu a mesa de debate no Teatro da Reitoria da UFPR e fez um breve histórico da Petrobrás. Também alertou o público sobre os riscos que o país corre diante do processo de privatização da estatal. “O Brasil investiu para ter soberania no setor estratégico de energia e combustíveis e agora este governo, a serviço do capital financeiro e das grandes petrolíferas estrangeiras, quer entregar tudo. Além de gerar riquezas e empregos em outros países, isso vai deixar o povo brasileiro à mercê do mercado. Em outras palavras, significa combustíveis cada vez mais caros e recursos saindo do país, causando desemprego por aqui”.

Olivetti ainda chamou atenção para o grave problema da ocorrência de acidentes ampliados, que são vazamentos de petróleo ou gás e explosões de grandes proporções, consequência do processo de sucateamento que as unidades da Petrobrás sofrem. Uma estratégia para prejudicar a imagem da empresa diante da opinião pública e facilitar a sua venda. “É uma tática perversa que coloca a vida dos trabalhadores e dos moradores das comunidades próximas das indústrias em risco, além dos riscos ambientais”, ressaltou.

A conferência ainda contou com exposições do ex-governador Roberto Requião; do presidente do Clube de Engenharia do Brasil, Pedro Celestino Pereira; da ex-deputada federal Dra. Clair Martins; do advogado, professor e deputado federal da constituinte de 88 Vivaldo Barbosa; e do presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros.

Todas as falas abordaram a importância da defesa da Petrobrás enquanto empresa estatal indutora do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Outra opinião comum foi a constituição de uma frente ampla para defender a soberania nacional. “Hoje defender a soberania é a prática política mais elevada do nosso tempo”, resumiu Vivaldo Barbosa.

A Jornada de Agroecologia

A Jornada de Agroecologia é uma coalizão política constituída em 2001, que resultou de amplo processo dialógico entre vários movimentos sociais, populares, do campo e organizações não-governamentais atuantes no Paraná, que desde os anos 1980 promovem as lutas pela terra e pela reforma agrária, a defesa da agricultura camponesa e a agroecologia.

Desde então, ela ocorre anualmente. Esta edição acontece entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro, na Praça Santos Andrade e espaços da UFPR nas proximidades.

A categoria petroleira também está participando dessa jornada em defesa da Soberania através do contato com a população que visita a feira de Agroecologia. O Sindipetro PR e SC instalou uma barraca para informar a sociedade da importância da Petrobras para o Brasil, com a geração de empregos, de ciência e tecnologia, dos recursos do Pré-Sal para saúde e educação, além do combate ao atual desmonte da maior empresa do país, 8 a. maior petrolífera do mundo e orgulho nacional.

Quer saber mais sobre a Jornada de Agroecologia? Acesse https://jornadadeagroecologia.org.br/