DESATIVAÇÃO?

Sindipetro reafirma posicionamento sobre a UPI/SIX

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina, entidade que representa dos trabalhadores da Usina do Xisto (SIX), foi procurado pelo Jornal Aconteceu, de São Mateus do Sul, para se posicionar sobre os rumores acerca do fechamento da Unidade Protótipo do Irati (UPI), a primeira no Brasil a explorar o xisto, em funcionamento desde 1972.

O Sindicato, embora já tenha conhecimento sobre a continuidade da UPI, não altera seu posicionamento em relação ao assunto. Apesar de o estudo técnico-financeiro apontar a necessidade de direcionar recursos financeiros, humanos e de logística para atividades mais rentáveis, algumas opiniões sustentam a continuidade da UPI, alegando sustentabilidade técnica-financeira e sócio-ambiental. Diante dessas duas hipóteses, o Sindipetro Paraná e Santa Catarina defende:

Desativando a UPI: A garantia de recursos para novos negócios, além dos investimentos já previstos em pesquisa, e a manutenção dos postos de trabalho. A compensação das perdas de arrecadação em impostos com novos investimentos no município. A manutenção do Processo Petrosix, avaliando a execução do Projeto Módulo II.

Mantendo-se a UPI: A manutenção não impede o desenvolvimento em pesquisas e novos negócios. Os recursos devem ser direcionados à segurança e ergonomia dos trabalhadores e à integridade dos equipamentos. Os aportes financeiros e a redução de custos devem garantir a rentabilidade da SIX, com sustentação técnica-financeira e consolidação da responsabilidade sócio-ambiental. Também deve ocorrer o redimensionamento de lotação ou atividades de pessoal. Não se deve debitar da conta do desenvolvimento de pessoal os investimentos alocados na reconstrução da UPI.

:: Compromisso

Há um compromisso assumido entre o Sindipetro Paraná e Santa Catarina e a Direção da SIX de defender a decisão que seja tomada pela Petrobrás. Logo após, a Usina deverá se reunir com o Sindicato e a comunidade sãomateuense para debaterem e deliberarem sobre os desdobramentos acerca da UPI. Até o fechamento deste artigo, a Direção da Petrobrás não havia avaliado os estudos apresentados pela SIX sobre a Unidade, portanto não havia tomado nenhuma decisão oficial.