Dia Internacional das Mulheres com extensa programação

Os movimentos sociais preparam uma extensa mobilização para o Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março. Em Curitiba a expectativa é mais de duas mil pessoas participem das atividades cuja abertura ocorrerá às 9h na Praça Santos Andrade, no centro da capital.

“É preciso reafirmar constantemente a questão da igualdade de gênero. Estudos e pesquisas continuam nos mostrando que a desigualdade, embora velada, ainda existe. Mas além da teoria, é na prática mesmo que são observados os problemas que persistem dia após dia”, avalia o presidente da CUT-PR e membro da Direção do Sindipero Paraná e Santa Catarina, Roni Barbosa.

Para a secretária da mulher trabalhadora da CUT-PR, Regina Cruz, mobilizações como esta são imprescindíveis. “É a união de movimentos sociais e sindicais em busca de um objetivo em comum. Temos pontos importantíssimos que precisamos avançar”, enfatiza. Entre as necessidades apontadas por Regina estão a luta pela liberdade e autonomia sindical, a igualdade no trabalho e no movimento sindical e o direito para as trabalhadoras domésticas, presentes convenção 189 da OIT. “Alguns destes temas já deveriam estar superados faz muito tempo”, completa.

“Convocamos todos os sindicatos e as mulheres trabalhadoras para participarem do evento. Trata-se de uma questão que precisamos de uma luta contínua e sem unidade não chegaremos aos nossos objetivos em comum”, afirma Regina.

A programação, juntamente com os movimentos sociais, inclui atos que tratarão de diversos temas, como educação, cultura e diversidade, o trabalho das mulheres, saúde, violência e o uso de agrotóxicos.

Confira a programação completa:

8 de março de 2012
DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

• 09h00
Concentração
– Ensaio da Batucada Feminista
– Falas dos Movimentos
– Organização dos blocos para a caminhada
– Distribuição das faixas e pirulitos e demais materiais

Local: Praça Santos Andrade

• 10h30
EDUCAÇÃO, CULTURA e DIVERSIDADE / TRABALHO DAS MULHERES, PODER DOS HOMENS/ PREVIDÊNCIA