Documentário sobre petroleiro perseguido pela ditadura militar será lançado no dia 27

Filme “Expurgado” conta a história de José Romeu Nadolny, petroleiro de São Mateus do Sul.

O Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina fará o lançamento do documentário “Expurgado – A história de José Romeu Nadolny, um petroleiro perseguido pela ditadura militar” no dia 27 de fevereiro. A exibição será aberta ao público geral e acontecerá às 18h00, no auditório da Sede Regional de São Mateus do Sul (R. Paulino Vaz da Silva, nº 535, ao lado da Igreja Matriz).

Nadolny é filho mais velho de uma família de agricultores da comunidade de Arroio da Cruz. Se mudou ainda muito jovem para a cidade mais próxima, São Mateus do Sul, em busca de oportunidades. Começou a trabalhar na Petrobrás aos 22 anos, ajudou a construir a Usina do Xisto (SIX) e em 1962 participou da fundação do Sindicato dos Petroleiros do Paraná, o Sindipetro.

Taxado de comunista e subversivo pela ditadura militar, foi expurgado da Petrobrás apenas três meses após o golpe de 1964. Mesmo depois de sua demissão, a perseguição e coação pelos militares continuou.

O documentário busca contar a história de vida de Nadolny a fim de preservar a memória e mostrar as atrocidades cometidas pelo regime autoritário.

:: Serviço

Lançamento do documentário “Expurgado – A história de José Romeu Nadolny, um petroleiro perseguido pela ditadura militar”

Quando? Dia 27 de fevereiro, quarta-feira, às 18h00

Local? Sede Regional do Sindipetro PR e SC (R. Paulino Vaz da Silva, nº 535, ao lado da Igreja Matriz).

Informações: (42) 3532-1442 ou faleconosco@sindipetroprsc.org.br