Eleições 2020: Todos os petroleiros poderão exercer seu direito

Orientação pra quem estiver trabalhando no domingo (15)

O Sindipetro PR e SC entrou em contato com a direção da Petrobrás que garantiu que todos os trabalhadores e trabalhadoras nas unidades operacionais vão poder exercer seu direito de voto neste domingo 15 de novembro, como prevê a lei. A empresa também assegurou efetivo mínimo nesse período para manter a segurança operacional.

Segue abaixo o cronograma informado pela empresa para garantir o direito ao voto no dia 15 de novembro:

:: O horário da jornada de trabalho permanecerá o mesmo (7h às 19h).

:: Os trabalhadores irão votar durante a jornada de trabalho.

:: Durante período de votação a empresa disponibilizará transporte aos trabalhadores para o local de votação e retorno à unidade.

Caso algum trabalhador da Repar, SIX, Transpetro (essa orientação vale para os terceirizados), até 11h da manhã, não tenha recebido a programação de transporte pra votar, ele deve ligar para os diretores do sindicato (conforme relação abaixo). É necessário tempo suficiente (que considere contratempos, como acidentes de trânsito, etc.) para chegar ao local de votação 1h antes do encerramento.

Se detectar alguma irregularidade sanitária, impedimento para participar das eleições ou descumprimento do efetivo mínimo que garanta segurança operacional, denuncie ao sindicato:

Repar

Alex – 41 98863 5860

Kurpiel – 41 99923 7163

Roni – 41 99197 4131

Zanetti – 41 98804 9604

SIX

Mário – 41 98805-2544

Rafael – 41 99779-0017

Transpetro

Jordano – 47 98456-3790

Eleições e pandemia

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), muitas medidas de segurança foram tomadas para as eleições de 2020, pois o contexto da pandemia da covid19 exige alguns cuidados.

Para que o direito ao voto seja seguro para todos, uma equipe formada por técnicos sanitários, médicos e epidemiologistas desenvolveram um Plano de Segurança Sanitária:

:: Nesta eleição, o horário de votação foi ampliado em 1 hora, será das 7h às 17h, sendo das 7h às 10h preferencial para pessoas acima de 60 anos.

O voto é uma conquista e a categoria petroleira é parte dela, pois está presente em Brasília desde 1988, lutando para que a democracia seja respeitada. Neste 15 de novembro de 2020, respeite as orientações sanitárias e vote em representantes dos trabalhadores!

Frente aos ataques recebidos, as petroleiras e petroleiros têm que escolher candidatos que defendam a Petrobrás e ajudá-los na busca de votos.

Orientações para a votação:

:: Quem não tiver essa faixa etária e ter apenas a manhã disponível não será impedido de votar, no entanto terá que aguardar, pois a preferência será para os idosos.

:: O uso de máscara é obrigatório tanto para os eleitores quanto para os mesários, que além das máscaras estarão utilizando um protetor facial.

:: Esse ano não será usada a biometria, mas caso o eleitor esteja com o seu título em dia poderá baixar o aplicativo e-Título e facilitar a sua identificação.

Dicas para votação:

.: Caso faça parte do grupo de risco prefira os horários entre 7h e 10h

– Não esqueça do documento oficial com foto, máscara, álcool em gel e uma caneta esferográfica para assinar.

– Antes de sair verifique seu local de votação no app e-Título ou no site do TSE.

– Nas filas, mantenha o distanciamento de no mínimo 1 metro de outras pessoas.

– Utilize o álcool em gel sempre que tocar em alguma superfície e antes e depois de assinar o caderno.

– Evite cumprimentar conhecidos com abraços e apertos de mão.

– Respeite as marcações que estiverem no chão das sessões eleitorais, elas indicam o distanciamento adequado.

Você não deve votar caso:

– Tenha testado positivo para coronavírus nos últimos 15 dias.

– Tenha tido contato com alguém que apresentou Covid-19 ou sinais da doença.

– Se precisar faltar, o eleitor terá até 60 dias após a eleição para justificar a sua ausência na votação. Essa justificativa poderá ser feita por internet, no Portal do TSE ou pelo aplicativo e-Título.

No mais, exerça seu direito ao voto com consciência e fortaleça a classe trabalhadora.