Eleições CAs Transpetro e Petrobrás: informações sobre prazos e candidatos

As eleições para os Conselhos de Administração da Transpetro e da Petrobrás já têm data marcada. Do dia 23 de janeiro até o dia 31, a categoria vai escolher os seus representantes para o mandato de um ano. É fundamental a participação de todos para que sejam eleitos representantes que de fato defendam os interesses da categoria petroleira e da sociedade. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e os sindicatos filiados já têm seus candidatos. O atual representante da categoria no Conselho da Petrobras e Coordenador Geral do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, vai buscar a reeleição. Já o candidato para o Conselho da Transpetro será o diretor do Sindipetro Caxias (RJ), Paulo Cardoso.

Conheça o perfil dos candidatos apoiados pela FUP e sindicatos:

CA Petrobras: Deyvid Bacelar
Deyvid Bacelar é destaque no movimento sindical e comunitário. Ele trabalha como técnico de segurança na RLAM, na Bahia, e é graduado em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana, com especializações em SMS no Instituto Federal da Bahia e em Gestão de Pessoas na UFBA. As propostas de Deyvid são semelhantes ao da eleição anterior. Entre elas estão a manutenção de um canal de comunicação direto com os trabalhadores; discutir, propor e interferir nas políticas que assegurem a recomposição dos efetivos da empresa; sugerir medidas para avançar nas condições de saúde e segurança dos petroleiros; batalhar contra o assédio moral e sexual nas unidades da Petrobras; lutar pelo fechamento de capital da empresa, entre outras.

CA Transpetro: Cardoso
Já o candidato Paulo Sérgio Cardoso é técnico formado pela Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, e tem vasta experiência em manutenção e construção mecânica. Também é formado em Direito pela Universidade da Cidade (Univercidade), no Rio, e faz pós-graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade Souza Marques. Ele ingressou na Transpetro em 2008 e hoje milita no Sindipetro Caxias, atuando com foco na melhoria das condições de saúde e à segurança, assim como no crescimento profissional dos trabalhadores e engajamento com toda sociedade. As ideias defendidas pelo candidato ao CA da Transpetro são divididas em três eixos: a política da empresa, defendendo propostas como a primeirização em todos os níveis; a mobilização de base, com a criação de um canal de comunicação direto com o trabalhador; e a pauta social, a qual Cardoso faz a defesa de melhorias na educação, saúde e outros serviços públicos.

Como votar?
Para o CA da Transpetro, Cardoso, é só votar 3030. Já para o CA da Petrobras, o número é 1010. A votação é eletrônica, via Portal da Petrobrás.