Eleita a primeira mulher presidenta da CUT-SC

Anna Julia Rodrigues, mulher, mãe, professora foi eleita como nova presidenta da CUT-SC, ela é a primeira mulher que estará a frente da maior central dos trabalhadores de Santa Catarina

O 21 de agosto foi um dia histórico nesses 31 anos da CUT-SC. Pela primeira vez a maior central de trabalhadores do estado terá como sua grande líder uma mulher. Anna Julia Rodrigues, que é professora da rede pública estadual, foi eleita pelos delegados e delegadas do 12º CECUT-SC e agora assume a presidência, sucedendo o comerciário de Xanxerê, Neudi Giachini.

A professora Anna Julia fez a sua primeira fala como presidenta da CUT-SC agradecendo as pessoas que a apoiaram durante sua trajetória de militância, em especial a sua família, segunda Anna é importante o papel da família para fortalecer a garra dos militantes. “Eu tenho o suporte do meu filho, que nasceu e cresceu no meio das mobilizações, ele é um dos principais motivos para eu lutar por um mundo mais igual”, salientou Anna.

A nova presidenta da CUT-SC ressaltou o momento político e pediu a unidade dos trabalhadores, convidou todos os ramos e correntes políticas da central, a se engajar na defesa do direito e na defesa da democracia. E para brindar esse início de mandato, Anna agradeceu o comerciário Neudi pela sua dedicação e entrega nesse período que esteve frente a central. “Você é um companheiro que podemos contar em todas as horas, nosso muito obrigado por esses nove anos que você ficou a frente da CUT, por esses anos que a central esteve nas ruas, enfrentando a Assembleia Legislativa, enfrentando o patrão, enfrentando a direita raivosa, em todas as lutas você nos representou e nos representou muito bem” agradeceu Anna.

Neudi, que depois de três mandatos a frente da presidência, assume agora a Secretaria de Finanças da CUT-SC. Ele agradeceu o apoio ao longo desses anos e emocionado falou da sua abdicação do tempo com a sua família, para se dedicar a construção e fortalecimento da CUT. Obrigado a cada um que me ajudou a construir essa central forte e de enfrentamento. Saio da presidência, com a sensação de dever comprido, obrigado pelo apoio que vocês me deram” declarou Neudi emocionado.

Além da escolha da nova direção da CUT-SC, o terceiro e último dia do congresso foi destinado a votação das resoluções dos trabalhos em grupo e ao debate sobre o fortalecimento da central.

Fonte: CUT-SC