Em ano decisivo, Dia do Trabalhador será celebrado com Luta e Esperança na eleição de um novo governo

Ato de 1° de maio será um marco na luta pela democracia e retomada de direitos.

Após dois anos de isolamento social devido à pandemia do coronavírus, o Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora retorna às ruas de todo o Brasil com o tema “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”.

A data histórica, que celebra a luta da classe trabalhadora em mais de 80 países, é uma homenagem à primeira greve geral que parou mais cinco mil fábricas nos Estados Unidos, em 1886. Milhares de trabalhadores convocados por Sindicatos saíram às ruas para lutar por direitos trabalhistas, melhores condições de trabalho e aumento salarial.

Este 1° de Maio não será diferente. Por se tratar do ano eleitoral mais importante para o país desde a sua redemocratização, a data será um marco na luta pela retomada dos direitos trabalhistas, perdidos após o golpe de 2016, e pela queda do atual governo para mudar o rumo do país.

A vida dos brasileiros piorou nos últimos anos, o poder de compra caiu drasticamente e tudo está mais caro. Puxado pelo Preço de Paridade de Importação (PPI), atual política de preço dos combustíveis, a inflação é a maior dos últimos 28 anos. A Petrobrás que deveria servir à população, hoje repassa lucros bilionários para acionistas estrangeiros à custa do bolso do consumidor, que amarga com os altos valores dos combustíveis.

A estatal tem um papel fundamental para colocar o Brasil novamente nos eixos, servindo de motor para o desenvolvimento do país. Para isso, o PPI e as privatizações devem cessar para que a empresa volte a ser uma estatal forte a serviço do seu verdadeiro dono: o povo brasileiro.

Por isso, o Sindipetro PR e SC convoca a categoria petroleira para participar das atividades que ocorreram nos dias 30 de abril (sábado) e 1° de maio (domingo) e defender o maior patrimônio do povo brasileiro. Defender a Petrobrás é defender o Brasil.

Programação do 1° de Maio

De forma unitária, as centrais CUT, Força Sindical, CTB, UGT, NCST, Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, e Pública realizarão neste domingo, a partir das 10h, o principal ato político cultural do país, na Praça Charles Muiller, no Paemcambu, em São Paulo (SP). A celebração contará com a presença do ex-presidente Lula e de artistas como Daniela Mercury, Leci Brandão, Dexter, entre outros.

Foz do Iguaçu foi a cidade escolhida para uma atividade internacional em alusão ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Centrais e sindicatos do Brasil, Argentina e Paraguai, realizarão um ato no dia 1º de maio, às 10h, na Praça da Paz, no centro da cidade. No dia anterior, no sábado (30), será realizado o Seminário Internacional sobre a Situação da Classe Trabalhadora na América Latina. O evento, que terá certificação acadêmica para os participantes, será às 14h na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

Confira a programação completa:

|Araucária

13h: Atividade cultural, show de rap com Facção Central entre outras atrações
Endereço: Rua Irineu Chempcek, 210.
Primeiro lote R$20, segundo lote R$30, Ingressos: 41 99884-8541 (Rafael)

|Florianópolis

-01/05
Ato dos Trabalhadores, à 10h, no Largo da Alfândega.

|Foz do Iguaçu

-30/04
Seminário Internacional com o tema de TRABALHO, SAÚDE E MORADIA, às 14h, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. (representantes do Brasil, Argentina e Paraguai).

-01/05
10h: Ato das centrais e sindicatos, na Praça da Paz, centro da cidade.

|São Mateus

-30/04
12h: 6° Almoço dos Recicladores – Distribuição de feijoada para os trabalhadores de recicláveis
14h: Missa Campal e benção
Após a missa, haverá um evento infantil para o lançamento da Escolinha Social de Futebol.

-01/05
6° Tornei do trabalhador da Mafia (Movimento de Amigos e Familiares Incentivando a Amizade) – dia: 1° de maio, no centro esportivo Mafia, Rua João dos Santos Leal,531, Vila Amaral.
Tornei de futebol feminino e masculino, para se inscrever entrar em contato com o número (42) 98808-3461, valor R$100, toda arrecadação será revertida para a Escolinha Social de Futebol.

|São Paulo

-01/05
10h as 18h – Atividades culturais – Daniela Mercury, Leci Brandão e mais.
Participação de Lula, no Pacaembu, live do evento será transmitida ao vivo no Facebook do Sindicato.