Em ato canalha, gestão da Repar desmonta tenda do Sindicato e instala cerca de arame farpado

Arame farpado é símbolo máximo da repressão. Não nos intimidam, resistiremos!

Na greve de fevereiro dos petroleiros, a tenda que o Sindipetro Paraná e Santa Catarina instalou em frente à Refinaria de Araucária (Repar), em área sem uso pela empresa, não era apenas um local de encontro dos trabalhadores. Se transformou em símbolo de resistência da luta operária, de mobilização e expressão cultural.

Por lá, durante 20 dias, os petroleiros participaram de várias reuniões e também de muitas atividades que promoviam a reflexão coletiva sobre diversos temas sociais. Suspensa a greve, o Sindicato manteve a tenda instalada, pois o movimento pode ser retomado a qualquer momento.

No último sábado (14), em ação canalha e na surdina, a gestão da Repar desmontou a tenda e instalou uma cerca de arame farpado. A mensagem é clara: o autoritarismo e a repressão reinam na Refinaria.

Um fato curioso é que até mesmo a gestão da Repar já ocupou aquele espaço para o debate coletivo quando, durante a negociação do ACT 2019-20, mobilizou todo o efetivo da refinaria para comparecer às assembleias que discutiram as propostas de ACT da empresa. Tem até registro do Gerente Geral por lá.

Em tempos de autoritarismo, a truculência e a perseguição contra os trabalhadores tornam-se práticas cotidianas daqueles que estão no poder, ainda que nas pequenas esferas de poder.

Diante da injustiça, a desobediência é obrigação. As trabalhadoras e os trabalhadores não se intimidarão e vão continuar na luta. Nosso recado também é bem claro e incisivo: resistiremos!

A luta coletiva é o único caminho possível para enfrentar os tiranos.