Em defesa do SUS: Sindipetro PR e SC participou da 13ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná

Evento ocorreu entre os dias 15 e 17 de maio. O Sindicato garantiu ainda assento na 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Dirigentes do Sindipetro Paraná e Santa Catarina participaram da 13ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de maio, no Expotrade, em Pinhais (PR).

O evento tem como principal objetivo discutir e aprovar diretrizes que irão nortear as políticas públicas a serem implementadas no Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos anos.

A conferência recebeu mais de 1,5 mil pessoas e teve como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Servidores, gestores das Regionais de Saúde, representantes de entidades da sociedade civil organizada e usuários participaram de painéis temáticos e grupos de trabalho, que foram divididos em quatro eixos principais:

1) O Brasil que temos. Brasil que queremos;

2) O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

3) Garantir direitos e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia;

4) Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Os debates resultaram em um caderno com as propostas aprovadas que serão discutidas na 17ª Conferência Nacional de Saúde, programada para ocorrer entre 2 e 5 de julho, em Brasília.

O Sindicato garantiu vaga entre os 140 delegados eleitos no Paraná e terá os diretores João Felchak (titular) e Luciano Zanetti (suplente) como representantes da categoria petroleira no evento.

A Conferência Nacional é um fórum de discussões que ocorre a cada quatro anos e um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção coletiva da saúde pública. As deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde serão contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e do Plano Plurianual de 2024- 2027.

De acordo com o conselheiro eleito pelo Sindipetro PR e SC, a participação do Sindicato nos conselhos ajuda a garantir e fiscalizar a manutenção das políticas de saúde para todos os trabalhadores e usuários do SUS. “Todos estes Conselhos têm poder deliberativo. É muito importante a participação do cidadão nos diversos segmentos para manter e buscar seus direitos”, afirmou Felchak.

O diretor Zanetti também ressaltou a necessidade de fortalecer o SUS. “Embora a categoria disponibilize de plano privado de saúde, nós todos somos usuários do SUS. Quando vamos a um restaurante, ali teve inspeção da Vigilância Sanitária; todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações são gratuitas; entre outras situações. O SUS não é só consulta na Unidade Básica de Saúde, é um conjunto de bem-estar da saúde. É importante lutar por melhorias nos salários, nas condições de trabalho, no saneamento básico, na moradia digna para que as pessoas se mantenham saudáveis. Se não fosse o SUS na pandemia, quantas pessoas mais pereceriam?”, questionou.

Confira no anexo abaixo o caderno com as proposições aprovadas na conferência

Por Juce Lopes

Com informações da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná