Empresa utiliza método de medição de tempo e movimento inadequadamente

A Petrobrás resolveu aplicar a medição de tempo e movimento nas unidades operacionais. O Sindicato suspeita que a atitude seja para tentar justificar o número reduzido de efetivo próprio de trabalhadores, pois existem questionamentos formais do Ministério Público do Trabalho (MPT), dos sindicatos de petroleiros e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) sobre o dimensionamento utilizado pela empresa.

O método não é adequado para processos contínuos (produção contínua), uma vez que consiste em cronometrar as tarefas dos trabalhadores. Tal metodologia não é confiável para o estudo do trabalho nas atividades industriais da Petrobrás, já que em grande parte dos postos de trabalho o desempenho do empregado está relacionado ao controle e vigilância de várias variáveis simultaneamente, algo impossível de mensurar mediante mera cronometragem de tempo.

Um método mais eficiente seria o de capacidade de controle de variáveis, desenvolvido pela Fundação Vanzolini, que estuda a habilidade do ser humano em administrar vários controles concomitantemente.

Diante disso, o Sindipetro Paraná e Santa Catarina irá fazer os questionamentos sobre o estudo desenvolvido pela Petrobrás nos autos do Inquérito Civil junto ao MPT do Paraná.