Petroleiras na Luta

Encontros do Coletivo de Mulheres do Sindicato são retomados no mês da mulher

Nesta quinta-feira (07), diretoras e trabalhadoras do Sindipetro PR e SC realizaram, na Sede de Curitiba, o primeiro encontro do Coletivo de Mulheres de 2024.

Após um hiato, as atividades foram retomadas na véspera do Dia Internacional das Mulheres e debateram diversas pautas importantes para as petroleiras, tais como assédio no ambiente de trabalho e novos modelos de comunicação com a base.

Para a diretora do Sindicato e da FUP, Cristiane Fogaça, o grupo é um importante meio para as mulheres terem voz e vez. “A retomada do Coletivo fala muito sobre a união das mulheres e sobre a expectativa de ter um espaço onde se possa dialogar sobre assuntos pertinentes a elas, que são próprios das mulheres. E nesse espaço elas poderão falar com liberdade e de forma livre, sem julgamento e sem serem expostas”.

O evento proporcionou um ambiente significativo para reflexões e discussões sobre igualdade de gênero, oportunidades profissionais e a importância da representatividade feminina nos sindicatos.

Fogaça ressaltou ainda que a organização das mulheres traz um olhar sobre toda a sociedade, o que faz com que o coletivo aborde diversas questões. “Muito se pensa que um Coletivo de Mulheres irá discutir apenas as questões relacionadas às mulheres. No entanto, como observamos durante a reunião, enfrentamos situações que vão desde responsabilidade social até questões que abrangem políticas de desenvolvimento, ultrapassando inclusive os limites do nosso campo petroleiro. Assim, quando as mulheres estão unidas, percebemos uma situação em que não se concentram apenas em seus próprios problemas e especificidades, mas têm uma visão global de que melhorar o mundo de maneira geral é fundamental para construir uma sociedade mais igualitária. Nosso objetivo não é criar um mundo em que as mulheres sejam preponderantes; ao contrário, almejamos condições de vida equitativas para todos”, afirmou.

O encontro foi finalizado com um almoço especial para as participantes que também receberam um presente como forma de homenagem pelo 8M.

Atos 8M

O Sindipetro PR e SC convoca a categoria petroleira a participar dos atos do Dia Internacional de Luta das Mulheres, na próxima sexta-feira (08). As manifestações serão realizadas simultaneamente em diversas cidades brasileiras.

O 8 de março é uma data historicamente comprometida com o fim do machismo, que luta para combater a desigualdade de gênero e todas as formas de violência contra as mulheres. A participação dos petroleiros e petroleiras é importante para mudar o curso da história.

Participe!
– Paraná:
Curitiba: Manifestação na Praça Santos Andrade, Centro – concentração às 15h; saída da Marcha às 18h50

– Santa Catarina
Florianópolis: Largo da Alfândega, Centro – concentração às 18h