Fevereiro Vermelho: Mês de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Neste Carnaval, celebre a vida. Diga não às drogas.

O Sindipetro PR e SC aderiu à campanha “Fevereiro Vermelho”, mês dedicado ao Combate às Drogas e Alcoolismo. O principal objetivo da ação é conscientizar a população sobre as consequências do uso de entorpecentes, que atingem não só a saúde do usuário, mas toda a sociedade.

 

Para a Organização Mundial da Saúde, a dependência química e o alcoolismo são doenças crônicas e progressivas, que pioram o estado clínico do usuário com o passar do tempo e podem ser fatais. A OMS recomenda que as autoridades tratem do assunto como uma questão de saúde pública.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza tratamento para o uso abusivo de álcool e outras drogas através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD). O atendimento conta com equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, entre outros.

 

Praticar atividades físicas, participar de grupos de apoio, conversar sobre o assunto com amigos e familiares, se afastar de pessoas que fazem uso de drogas e álcool e, principalmente, dizer não ao consumo dessas substâncias são as principais maneiras de prevenir o vício ou uma recaída.

 

Perigos do álcool

Inserido na campanha Fevereiro Vermelho, o 20 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo. Neste ano, a data coincide com a véspera do Carnaval, um dos dias mais festivos do país em que o consumo de álcool é exacerbado, provocando diversos problemas que colocam vidas em risco.

 

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, cerca de 40% dos acidentes de trânsito têm a ingestão de bebidas alcoólicas como causa. O álcool acarreta na perda de reflexos do motorista e prejudica o julgamento sobre o que é arriscado.

 

Apesar de ser aceito pela sociedade, o consumo de bebidas alcoólicas oferece uma série de consequências ao usuário e para as pessoas do seu entorno. Segundo o Ministério da Saúde, a longo prazo, o álcool pode desenvolver diversas doenças, como gastrite, hepatite alcoólica, pancreatite, doenças cardíacas, cirrose, entre outras.

 

Além disso, comportamentos violentos, ruptura de relacionamentos e dificuldades no trabalho são alguns exemplos de problemas sociais provenientes do uso abusivo do álcool.

 

Por isso, neste Carnaval, celebre a vida. Diga não às drogas. E se beber, não dirija.

 

Caso precise de ajuda para parar com o uso de drogas ou álcool, busque auxílio. Você não está sozinho:

-Procure o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) mais próximo da sua casa.

-Participe de grupos de encontros dos Alcoólicos Anônimos, clique aqui e encontre a reunião mais próxima de você.

 

Canais de acolhimento Sindipetro PR e SC:

O Sindicato destaca que disponibiliza de canais de ajuda para as pessoas que estão atravessando momentos difíceis através dos contatos:

-(41) 99102-6788 – Serviço Social (Elaynne)

-(41) 98804-9598 – Secretaria de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (Elisangela)

 

Por: Juce Lopes