Senado adia pela segunda vez a instalação da Comissão Especial do PL 131

Os diretores da FUP e seus sindicatos filiados acompanharam na tarde desta quarta-feira (05), no Senado Federal, a tentativa de instalação da Comissão Especial que debaterá o PLs 131, do senador José Serra (PSDB-SP).  A sessão da comissão que seria instalada ontem, foi adiada mais uma vez nesta quarta, devido à divergências na sua composição.

Os petroleiros se retiraram do plenário com os gritos de guerra que vêm marcando a luta da caregoria “Defender a Petrobrás é defender o Brasil” e “Petroleiros e petroleiras, luta e resistência”.
Petroleiros ocuparam a sessão da Comissão do PLS 151

Entenda o PL entreguista

O PLs 131 pode mudar o modelo vigente de partilha de exploração do pré-sal para o de concessões novamente, ou seja, se o projeto de lei for aprovado, a Petrobrás perde o direito de ser operadora única destas jazidas, assim como 30% de participação dos blocos licitados. Caso o projeto entreguista do senador Serra seja aprovado, todos os brasileiros perderão grande parte dos recursos do pré-sal, que de acordo com o Modelo de Partilha, serão destinados à saúde e educação.

Ao longo desta semana, os petroleiros permanecem em Brasília, percorrendo os gabinetes dos senadores para alerta-los sobre os prejuízos que o projeto representa para o país e o povo brasileiro.  A FUP e seus sindicatos estão desde segunda, 03, na capital federal, debatendo estratégias de luta no enfrentamento ao PLS 131 e novas mobilizações para barrar o Plano de Desinvestimentos aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobrás, que pretende colocar à venda 57,7 bilhões de dólares em ativos e reduzir em 76 bilhões de dólares investimentos e despesas.

Atualizado às 16h51

Fonte: FUP