Pela livre negociação coletiva

FUP e outras entidades dão início à negociação com a SEST para revogação da Resolução 42 da CGPAR

Objetivo é elaborar um texto alternativo que garanta a livre negociação coletiva nas empresas estatais, sem os limitadores atuais da Resolução 42. A próxima reunião será no dia 20

[Da imprensa da FUP, com informações da Fenae]

A FUP participou nesta quinta-feira (7) da primeira reunião da comissão de negociação com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) para revogação da Resolução 42 da CGPAR, que impõe uma série de limitações às negociações coletivas com empresas estatais federais. Os representantes da SEST confirmaram o compromisso assumido de revogar a resolução até primeiro de março de 2024.

O compromisso foi feito às entidades sindicais no dia 29 de novembro, após o ato nacional que reuniu centenas de trabalhadores e aposentados de empresas públicas e estatais em frente ao ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, ao qual a SEST é vinculada.

Leia também: Ato em Brasília contra limitadores da CGPAR surte efeito e SEST promete revogar Resolução 42 até março

Por conta da manifestação, representantes do governo concordaram em formar um grupo de trabalho com as entidades sindicais para elaborar um texto alternativo que garanta a livre negociação coletiva nas empresas estatais, sem os limitadores atuais da Resolução 42.

A medida limita em 50% o custeio das empresas públicas aos planos de saúde dos trabalhadores e trava a negociação dos acordos coletivos das estatais com os sindicatos. Durante a reunião, as representações dos trabalhadores expuseram as condições para a nova resolução.

A SEST reiterou seu compromisso de criar, em 90 dias, um conjunto de diretrizes equilibradas para preservar a autonomia das estatais durante as negociações, considerando que as empresas têm responsabilidade financeira na concessão ou não de benefícios, com instâncias próprias de controle interno, como o Conselho de Administração e auditoria.

Durante a reunião, foi discutida a metodologia da negociação. A SEST vai apresentar a proposta de redação para o novo normativo, com base nas premissas apontadas pelos trabalhadores e estes darão subsídio com informações sobre as estatais. A próxima reunião para discutir os termos da nova resolução será no próximo dia 20.

“A reunião foi bastante positiva e tivemos a confirmação da Sest de que a Resolução 42 será revogada até primeiro de março e isso é resultado da nossa pressão e mobilização”, afirmou Tezeu Bezerra, que representa a FUP na comissão de negociação. Veja abaixo o relato dele e do diretor da FNP:

“Entendemos que o governo precisa dar diretrizes às estatais, mas queremos um texto que retome o poder de negociação da representação dos trabalhadores com as empresas, principalmente no que diz respeito à saúde dos trabalhadores, condição prioritária para as categorias”, destacou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

“A CGPAR 42 afeta diretamente os planos de saúde da categoria bancária e de várias outras estatais, além de prejudicar nossas negociações coletivas”, destacou o secretário de Relações do Trabalho da Contraf-CUT, Jeferson Meira, conhecido como Jefão.

Roni de Oliveira, presidente do sindicato Nacional dos Moedeiros, ressaltou a autonomia das empresas e representações das categorias nas negociações. “Esta resolução, editada no governo Bolsonaro, precisa ser extirpada. E que a nova resolução seja a cara do governo que elegemos e dos trabalhadores”, disse.

Além da FUP e da FNP, a reunião contou com a participação da  CUT, da Fenae e da Contraf (bancários) e representações dos trabalhadores da Casa da Moeda, dos Correios, da aviação civil, dos portuários, da Embrapa, da Codevasf, entre outras categorias impactadas pela Resolução 42 da CGPAR.