FUP leva reivindicações da categoria ao presidente da Petrobrás, em reunião nesta segunda-21

Na busca de acabar com o impasse criado pela Petrobrás na negociação do Acordo Coletivo, a FUP reúne-se nesta segunda-feira (21), às 18 horas, com o presidente da empresa José Sérgio Gabrielli, para cobrar o atendimento das principais reivindicações da categoria. A segunda proposta apresentada pela Petrobrás, e anunciada pelo RH como a última, foi rejeitada em todo o país, pois, além de não garantir o direito à vida, também não atendeu outras reivindicações dos trabalhadores, como avanços no pagamento da dobradinha (extra turno) e na progressão automática de nível (PCAC).

Diante da resistência da Petrobrás em avançar no processo de negociação, principalmente no que diz respeito às questões de saúde e segurança, a FUP cobrou uma reunião direta com o presidente Gabrielli, que agendou para esta segunda o encontro. Entre as reivindicações que serão ressaltadas pela FUP, estão a participação dos sindicatos nas reuniões de todas as CIPAs offshore, garantindo o embarque dos representantes sindicais nas plataformas; a participação dos sindicatos em todas as comissões de apuração de acidentes, independentemente da gravidade da ocorrência; a retirada do TFCA (Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento) dos indicadores corporativos da Petrobrás e de suas subsidiárias.

Na terça-feira, 22, a FUP e seus sindicatos voltam a se reunir no Conselho Deliberativo, pela quinta vez nessa campanha, para avaliar o resultado das assembleias, a reunião com o presidente Gabrielli e apontar os próximos passos para os trabalhadores. O Sindipetro Paraná e Santa Catarina estará representado na reunião do Conselho Deliberativo da Federação.