Controladoria-Geral da União

FUP passa a integrar Conselho Nacional de Transparência e Combate à Corrupção

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) assumiu, neste mês de julho, uma nova e importante frente de atuação nacional: a representação no Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC), vinculado à Controladoria-Geral da União (CGU). O mandato da nova composição do colegiado vai até 2027.

O diretor da FUP, Alexandro Guilherme Jorge, participou da reunião de apresentação das novas entidades da sociedade civil, realizada de forma virtual no dia 10 de julho. A diretora Bárbara Bezerra também integra o conselho como suplente. A entrada da FUP no CTICC fortalece a presença da classe trabalhadora nos espaços de formulação e monitoramento de políticas públicas de integridade, transparência e combate à corrupção.

A reunião marcou a abertura dos trabalhos da nova composição do CTICC para o biênio 2025-2027, com a presença das entidades selecionadas para representar a sociedade civil. Além das boas-vindas, a pauta do encontro incluiu a apresentação do planejamento estratégico do conselho atualizado para o próximo período.

Composto por 41 membros — sendo 11 representantes do governo e 30 da sociedade civil — o CTICC é um órgão consultivo estratégico no enfrentamento à corrupção e na promoção de uma administração pública mais íntegra e eficiente. Entre suas atribuições estão o acompanhamento de políticas públicas, a proposição de medidas para o aprimoramento da transparência e o incentivo à articulação entre diferentes esferas e instituições.

Para a FUP, a participação no CTICC é coerente com sua trajetória histórica de defesa do interesse público, da ética no serviço público e da soberania nacional. “Assumir essa função em um conselho dessa importância é uma forma de reforçar nosso compromisso com a democracia, o controle social e a gestão pública voltada para o bem comum”, afirmou o diretor Alex Guilherme.

A presença da FUP no CTICC também se alinha ao papel estratégico dos trabalhadores e trabalhadoras do setor de petróleo na defesa da transparência e na fiscalização das políticas que impactam diretamente os serviços públicos e os bens estratégicos do país. A FUP se compromete a contribuir ativamente com propostas e debates que promovam o fortalecimento institucional, o combate à corrupção e a construção de uma cultura de integridade na gestão pública.

 

Imprensa FUP