Gás Para Todas: Petroleiras entregam gás de cozinha para famílias carentes

A ação solidária será neste sábado (05) e também irá denunciar a atual política de preços da Petrobrás

O Sindipetro PR e SC convida a categoria para participar do ato Gás Para Todas, neste sábado (05), na Cooperativa CATAMARE, endereço: Rua Salvador Ferrante, 256 – Boqueirão, em Curitiba (PR). A ação solidária irá distribuir 100 cargas de gás de cozinha para catadoras de recicláveis em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa faz parte do calendário de atos para o mês que celebra o Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras (8M) e é organizada em conjunto com os coletivos Frente Feminista de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral; Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – CATAMARE; e Rede CATAPARANÁ.

De acordo com o IBGE, 9 em cada 10 famílias brasileiras com filhos de até 14 anos de idade e que contam com apenas um provedor são chefiadas por mulheres. São elas as mais afetadas pelo desemprego, inflação e, consequentemente, pela insegurança alimentar. Um levantamento feito pelo Grupo de Alimentos Por Justiça mostra que a fome afeta 74% dos lares chefiados por mulheres.

Além de dar um alívio para essas famílias que já sofrem com o atual cenário econômico do país, o objetivo da ação é conscientizar a população sobre atual política de Preços de Paridade de Importação (PPI) da Petrobrás, responsável pelos constantes aumentos dos combustíveis, que prejudica diretamente o orçamento familiar.

Apesar do Brasil ser autossuficiente em petróleo e refinar a maioria dos seus combustíveis, o governo de Bolsonaro mantém o PPI, criado por Michel Temer, em 2016, que precifica a gasolina, o óleo diesel e o gás de cozinha de acordo com o valor do petróleo no mercado internacional e a cotação do dólar, além de taxas de importação.

Esta conduta beneficia apenas os acionistas da empresa que só em 2021 receberam R$ 101,4 bilhões em dividendos derivados do lucro recorde de R$ 106,7 bilhões da estatal, o maior da história da companhia. Tudo às custas do bolso dos consumidores, que amargam os preços dolarizados dos combustíveis.

Para piorar a situação, refinarias estão sendo subutilizadas com o único intuito de privatizá-las.  A Petrobrás é estratégica para o país. Como maior empresa do Brasil, ela contribui expressivamente para o PIB, gera milhares de empregos diretos e indiretos, investe em ciência e tecnologia e apoia projetos de transformação social.

Manter a petrolífera a serviço da população irá garantir a segurança energética nacional, além do desenvolvimento econômico que o país necessita. Por isso, defender a Petrobrás é defender o Brasil.

Gás Para Todas:

Quando? 05 de março, sábado, às 10h

Onde? Rua Salvador Ferrante, 256. Bairro Boqueirão, Curitiba – PR

Cuidados: O Sindicato reforça a necessidade de manter todos os protocolos sanitários durante a ação como distanciamento de pelo menos 1,5 metros entre as (os) manifestantes; uso de máscaras, permanecer ao ar livre e uso frequente de álcool em gel nas mãos.

Texto: Juce Lopes