ACT 2025/2027

Greve no NF: FUP atua junto à Petrobrás para resolver impasse, antes do dissídio

Empresa garante extensão do ACT 2025/2027 e das cartas-compromisso se proposta for aprovada nesta terça, 30/12

Em busca de uma saída negociada para o impasse que mantém os trabalhadores em greve no Norte Fluminense, o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, e a diretora da entidade, Cibele Vieira, vêm atuando junto à Petrobrás e à Transpetro para garantir a manutenção do Acordo Coletivo conquistado e os compromissos que já haviam sido assumidos pela gestão em relação aos trabalhadores de Cabiúnas e ao tratamento dos desimplantes do offshore e dos dias de greve.

O objetivo é resolver o impasse na mesa de negociação, preservando a categoria das consequências negativas de um Dissídio Coletivo de Greve, cujas audiências já estão marcadas para os dias 02 e 06 de janeiro.

Em documento conjunto com o Sindipetro NF, enviado na manhã desta segunda-feira, 29, à Petrobrás e à Transpetro, a FUP reiterou a “responsabilidade das entidades sindicais para com o bom desfecho das livres negociações travadas, sem interferência judicial” e cobrou a “extensão até 31/12/25” do “compromisso já anteriormente apresentado” pelas empresas de que não haverá punições para os grevistas e de que os dias parados terão o mesmo tratamento que foi acordado com os outros sindicatos da FUP. Veja abaixo:

29-12-dne-089-2025

 

O RH da Petrobrás respondeu, por meio de documento enviado à FUP agora a tarde, que estenderá até 30 de dezembro o compromisso em relação aos dias parados e que manterá a integra do ACT e das cartas-compromisso, se a proposta da empresa for aprovada até amanhã, 30.  No documento, a empresa também afirma que “a partir da assinatura do novo ACT, haverá formulação de calendário de trabalho dos oito fóruns e comissões nacionais, bem como a retomada das comissões locais de RH e SMS, todos incluídos na proposta do ACT 2025–2027”. Veja a seguir:

Carta-RH-RS-238-2025-FUP-Resposta-ao-DNE-089.2025-ACT-25-27-e-greve

 

A proposta de solução do conflito intermediada pela FUP será submetida à avaliação dos trabalhadores do Norte Fluminense, em assembleia a ser realizada pelo Sindipetro NF nesta terça, às 10h, no Teatro Municipal Trianon, em Campos dos Goytacazes. Veja a convocação do Sindicato:

[Da comunicação da FUP]