Hoje é dia de conscientização sobre o ruído

O Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído foi instituído em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing (Liga para as dificuldades de audição), hoje Center for Hearing and Comunication (Centro de Audição e Comunicação), para promover o evento mundial de conscientização, que consiste em 60 segundos de silêncio, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana.

Diversas cidades realizam campanhas para chamar a atenção da população sobre os efeitos do ruído. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora é uma das três principais causas de poluição ambiental, junto com a poluição da água e do ar. Este ano as campanhas tem o foco na conscientização do ruído do trânsito. O aumento do acontece em função da constante ampliação da frota de veículos nas ruas e ao mau comportamento dos motoristas.

O Sindipetro PR e SC traz o tema à reflexão dos trabalhadores sobre o ruído nos ambientes de trabalho, em especial o industrial, que pode causar sérios danos à audição dos trabalhadores.

O mundo atualmente é extremamente ruidoso. Este barulho atua de forma indiscriminada no ser humano. No ambiente de trabalho as consequências no organismo são muitas, dentre elas, encontra-se a PAIR (Perda Auditiva Induzida Por Ruído), o estresse e o risco de acidente de trabalho.

Há cerca de 60 dias o Sindipetro iniciou uma campanha de Boicote aos Exames Periódicos do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) em função da negligência da empresa nos controles de saúde ocupacional. Desta vez, um dos principais problemas está nos exames audiométricos.

Alguns Grupos Homogêneos de Exposição (GHEs) não estão realizando o exame. A empresa justifica que se trata da ausência do agente no monitoramento ambiental, que ainda está em campanha. O posicionamento do sindicato é claro: o monitoramento não representa a rotina laboral enfrentada pelos trabalhadores. Uma rápida exposição a um ruído muito elevado pode ocasionar graves danos auditivos, como um alívio de uma PSV (válvula de segurança de controle de pressão) na área industrial, por exemplo. Esses tipos de episódios não são acompanhados. O monitoramento trata-se de uma avaliação do ambiente laboral para verificar o controle de exposição aos agentes físicos e químicos a fim de traçar medidas mitigadoras e melhorar do ambiente de trabalho.

O ruído é um agente de risco físico reconhecido no PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Logo, todos os trabalhadores expostos a esse risco devem ter sua saúde controlada. O Sindicato também alerta que existem diversos casos de perda auditiva entre os trabalhadores expostos aos ruídos na Repar. Acredita-se que essa mobilização seja conscientizadora, tanto da categoria como dos gestores, no sentido de buscar as melhor práticas para a prevenção da saúde dos trabalhadores.

Espera-se que neste dia de reflexão a empresa reavalie sua posição e retome o controle da saúde auditiva de 100% dos trabalhadores expostos ao ruído em suas instalações.