Hospital Dona Helena suspende atendimentos pela AMS

Maior hospital credenciado em Santa Catarina apontou problemas administrativos para cessar os agendamentos de procedimentos eletivos.

Davi Macedo – Sindipetro PR e SC

A semana começa com uma notícia preocupante para os usuários do plano Saúde Petrobrás em Santa Catarina. O Hospital Dona Helena, de Joinville, suspendeu os agendamentos de consultas e exames. Os procedimentos que já estavam marcados serão realizados, mas desde que não haja remarcação ou alteração de profissionais.

A instituição atende cerca de 75% dos beneficiários do plano no estado e é o único Pronto Socorro credenciado para atendimentos da Covid-19 (exames e UTI) na região.

Petroleiros que ligaram para o Hospital receberam a informação de que, a princípio, os procedimentos de emergência continuariam por 30 dias.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina entrou em contato com a instituição, que confirmou a suspensão dos procedimentos eletivos, mas afirmou que os atendimentos de emergência continuam normalmente. O motivo da suspensão, segundo o departamento de convênios do Hospital, são problemas administrativos, sem mais detalhes. Também comunicou que a Transpetro foi notificada da decisão.

O Sindicato também entrou em contato com a ouvidoria do plano e a gerência geral da Transpetro da Região Sul, mas não obteve respostas. Por ora e no meio de uma pandemia que já ceifou quase 400 mil vidas no Brasil, a categoria está sem atendimentos eletivos no maior hospital credenciado ao plano em Santa Catarina.

Os alertas do Sindipetro e da FUP começam a se confirmar à medida que a migração da AMS para a APS (Associação Petrobrás Saúde) avança e ocasiona muitos descredenciamentos de hospitais e clínicas. Tudo isso mediante os aumentos constantes no custeio do plano de saúde.