Jornal aborda os ataques à Petrobrás, aponta as razões e propõe a reforma política para combater a corrupção

Maior empresa da América Latina, petrolífera brasileira sofre ataque pesado da mídia para desmoralizar a gestão estatal. Campanha dos veículos de comunicação vislumbra colocar o maior patrimônio nacional nas mãos do mercado privado. Petrobrás é uma empresa altamente lucrativa e quebra recordes de extração, produção e refino de petróleo cotidianamente.

O que motiva uma campanha ferrenha contra a maior empresa da América Latina? Quais os interesses mercadológicos escusos? Como combater a corrupção nas gestões das estatais? Tais questionamentos não são tratados nos telejornais, revistas e jornalões da velha mídia. Muito pelo contrário, é nos grandes meios de comunicação onde está orquestrado o ataque à Petrobrás, maior patrimônio do povo brasileiro.

A Operação Lava Jato investiga um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que pode chegar a R$ 10 bilhões e envolve pessoas e empresas em diferentes crimes e setores de atuação. Toda corrupção deve ser investigada, combatida e punida com rigor. No entanto, o foco da mídia apenas na Petrobrás. O objetivo é o desgaste da gestão estatal e da imagem da empresa perante a opinião pública para facilitar o processo de privatização. A estratégia midiática não é novidade, foi assim quando a Vale do Rio Doce foi leiloada a preço de banana, em 1997, por Fernando Henrique Cardoso – a companhia foi vendida por R$ 3, 3 bilhões de reais e o valor estimado na época era de R$ 92 bilhões de reais, ou seja, 28 vezes mais do que o que foi pago pela empresa.

Numa tentativa de impedir que a história se repita, desta vez com a Petrobrás, a nova edição do Jornal Olho Vivo faz um alerta à sociedade e destrincha o tema, explorando ainda o foco da corrupção na companhia e o esquema que facilita os desvios de conduta na política e nas estatais. A publicação é de responsabilidade do Comitê Paranaense em Defesa do Patrimônio Público e da Igualdade Social, fórum que reúne sindicatos e movimentos sociais comprometidos com a defesa da coisa pública e a ética na política.

O jornal vai circular em várias cidades do Paraná e as entidades do Comitê farão ações de distribuição à população em geral. Para acessar o conteúdo, faça o download no link abaixo.

Jornal Olho Vivo – Especial Ataques à Petrobrás