Reafirmando o engajamento histórico da categoria com os projetos populares democráticos de defesa da soberania nacional, a FUP realizará na quinta-feira, 09/06, em sua sede, no Rio de Janeiro, o lançamento nacional do Comitê Popular de Luta dos Petroleiros. O evento contará com a presença do Senador Jean Paul Prates (PT/RN), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras e Líder da Minoria no Senado, e de José Maria Rangel, Coordenador Nacional do Setorial de Energia do Partido dos Trabalhadores e pré-candidato à deputado federal pelo PT/RJ.
“Para derrotar o governo fascista de Bolsonaro, intensificar a luta contra as privatizações no Sistema Petrobrás e retomar a transformação popular e democrática do país, precisamos criar um forte e organizado movimento de debate com toda a população”, afirma o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar.
Os trabalhos do Comitê serão de diálogo e de solidariedade, através de atividades de conscientização para eleger Lula presidente, bem como, governadores e parlamentares que sustentem a transformação que o país precisa. Enquanto trabalhadores do petróleo, as principais pautas defendidas pela categoria são preços justos para os combustíveis e a retomada dos investimentos da Petrobrás no Brasil, com geração de emprego e renda.
Os Comitês Populares de Luta foram deliberados pela 10ª Plenária Nacional da FUP, realizada em maio, que aprovou também o apoio à candidatura de Lula para Presidência da República e às candidaturas do campo progressista de petroleiros e petroleiras para a Cãmara dos Deputados Federais e as Assembleias Legislativas.
Os sindicatos da FUP também irão lançar Comitês Populares de Luta da categoria em nível estadual e municipal em apoio à frente ampla para a eleição de Lula e de governadores do campo progressista, bem como em defesa das candidaturas de petroleiros e militantes da esquerda que disputam as eleições parlamentares deste ano.
Assista ao vivo aqui:
Via: FUP