Grupos de trabalho debatem temas como Petros, AMS, alimentação nas unidades operacionais, plano de cargos, acordo de parada de manutenção, PLR, SMS, regimes de trabalho, reconstrução do Sistema Petrobrás e fortalecimento da representação dos trabalhadores do setor privado e da organização sindical petroleira
A 11ª Plenária Nacional da FUP prossegue nesta quinta-feira, 29, com debates em grupos sobre as principais lutas da categoria petroleira para reconstrução do Sistema Petrobrás e nas negociações coletivas com a estatal e empresas do setor privado.
Os dirigentes e assessorias da FUP fizeram uma apresentação para a plenária sobre o andamento das comissões de negociação com a Petrobrás para construção de um modelo único de plano de cargos e salários e de remuneração variável (PLR), assim como do acordo nacional de parada de manutenção.
Foi também abordado o processo de acompanhamento e de negociação permanente de outros temas do Acordo Coletivo de Trabalho, como a alimentação nas refinarias, nas plataformas e nas demais áreas operacionais; condições de saúde e segurança (SMS); questões relacionadas a regimes de trabalho (saldo AF, teletrabalho) e o plano de saúde da categoria (AMS).
Outro tema que será objeto de debate na 11ª Plenafup é o fim dos equacionamentos da Petros. Os diretores da FUP deram informes à plenária sobre o andamento da comissão quadripartite que vem discutindo essa questão em Brasília e que tem participação dos trabalhadores, aposentados. Fazem parte da comissão representantes da Petrobrás e dos órgãos reguladores do governo (Previc e Sest).
Também serão objeto de debate na Plenafup o fortalecimento da representação dos trabalhadores do setor privado e da organização sindical petroleira.
A 11ª Plenafup teve início na terça-feira, 27, com um ato político em frente à Fafen PR, que celebrou a reabertura da fábrica e o retorno dos trabalhadores que haviam sido demitidos no governo Bolsonaro, e prossegue até amanhã (30), com mais um ato político, dessa vez em comemoração dos 30 anos da FUP.
Acesse aqui a cobertura completa da Plenária
Da comunicação da FUP
Fotos: Paulo Neves