Marcha petroleira abre a campanha salarial

Os petroleiros do Paraná e Santa Catarina seguiram a orientação da FUP e realizaram mobilizações nesta sexta-feira (14) para marcar a abertura da campanha salarial da categoria. A principal atividade aconteceu na Repar, em Araucária, com atraso de uma hora na entrada do turno e do horário administrativo e uma passeata da entrada da Refinaria até o portão de acesso PV-1.
Nos terminais Transpetro de São Francisco do Sul, Itajaí e Paranaguá e na Usina do Xisto, em São Mateus do Sul, os dirigentes sindicais fizeram panfletagens.
As negociações entre a FUP e a Petrobrás começaram na última segunda-feira (10/09) e continuam na próxima terça (18). Na primeira reunião, a FUP iniciou a discussão com a apresentação da proposta de 10% de ganho real, mais a reposição da inflação acumulada entre setembro de 2011 e agosto deste ano, com base no ICV do Dieese, que é de 6,18%, entre outras questões da pauta econômica da categoria. A empresa antecipará a inflação baseada no IPCA, com índice de 5,24% no próximo dia 25.
Nas reuniões de negociação, a FUP e os sindicatos filiados também cobram o atendimento dos demais pontos da pauta de reivindicações construída na III Plenafup, como questões de SMS, aumento de efetivos, regramento da PLR futura, mudanças no modelo de ponto eletrônico, revisão do enquadramento do ATS dos anistiados, a unificação do reembolso dos benefícios educacionais com base no maior valor pago pela Petrobrás, entre outras.
A solução de pendências históricas, como o pagamento de todos os feriados trabalhados (extra-turno), melhorias na AMS, extensão para os aposentados e pensionistas dos três níveis conquistados pela ativa nas campanhas de 2004, 2005 e 2006 e a implantação do sistema de turno no setor de manutenção do Sistema Petrobrás também serão reivindicados pelo movimento sindical petroleiro.