Nota de repúdio: Poder público desabriga 300 famílias em Curitiba

O Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina considera inaceitável a reintegração de posse no Sabará durante o pior momento da pandemia na região sul

 

Não há palavras para descrever tamanha banalização das narrativas políticas vindas da atual administração do estado e do município de Curitiba. No mesmo dia (17) em que 300 famílias em vulnerabilidade social na região do Sabará, Cidade Industrial, perderam suas casas, Ratinho Jr prorrogou o toque de recolher no Paraná (leia aqui).

 

A mensagem natalina da administração estadual e municipal é que no dia seguinte ao recorde de mortes (199) por coronavírus (leia aqui), o estado deixou centenas de famílias sem casa, expostas ao vírus e a fome.

 

Além disso, houve um descumprimento de decisão do Tribunal de Justiça do Paraná, que havia suspendido, desde o início da pandemia, reintegração de posse em todo o estado (leia aqui). O TJPR atendeu pedido da Defensoria Pública-Geral, do Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas (NUFURB) e da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS).

 

Ou seja, justamente o Decreto Legislativo nº 172/2020, que foi criado para evitar esse tipo de ação, não foi respeitado pelas administrações e provocou o despejo de centenas de pessoas. Uma ação no mínimo questionável.  

 

O Sindipetro já esteve na região do Sabará em ação social durante a pandemia e sabe das dificuldades dessas famílias. Cabe ao poder público responder onde essas pessoas vão ficar nesse fim de ano e qual o apoio que terão nesse momento.

 

Por fim, apesar de vocês, nós vamos continuar na luta por um amanhã bem diferente disso que está aí.  

 

Foto: Luiz Cado.