Nota oficial: Apoio total e irrestrito aos professores e servidores paranaenses

A truculência do governador Beto Richa (PSDB) parece não ter limites e levanta suspeita sobre sua sanidade mental. As ordens de ataque do chefe do executivo e seu secretário de segurança, Fernando Francischini, contra os professores que protestavam pacificamente neste dia 29 de abril, no Centro Cívico de Curitiba, causaram revolta em toda sociedade paranaense.

O Governo do Estado atingiu o ápice do autoritarismo, falta de democracia, repressão, violência e desrespeito para com os trabalhadores. As cenas da agressão executadas pela Polícia Militar, sob o comando de Beto Richa, mancham o já imundo currículo do governador e entram para a história como o dia mais trágico do Estado do Paraná.

Para impedir professores e servidores públicos estaduais de se expressarem contra o projeto de lei do governo 252/15, que quer meter a mão na previdência do funcionalismo para cobrir rombo orçamentário causado pela péssima gestão, Beto Richa fez o inimaginável para isolar a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e deixar os deputados governistas à vontade para aprovar o seu projeto sem resistência. Para intimidar a população, cercou a Casa do Povo com grades e policiais, com ordem de repressão a qualquer custo. Nada justificava tamanha violência.

Tiros de bala de borracha, gás lacrimogênio, sprays de pimenta, helicópteros, cães e um efetivo acima de mil policiais foram usados pelo governador para agredir os trabalhadores. O saldo da ação covarde de Beto Richa foi de mais de duzentos feridos. Um verdadeiro massacre contra trabalhadores.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina repudia com veemência o autoritarismo e a covardia do governador Beto Richa. A categoria petroleira se solidariza aos professores e funcionários públicos do Paraná e declara apoio total e irrestrito à luta contra esse desgoverno mentiroso, hipócrita e corrupto. Marcharemos, lado a lado, junto com os servidores públicos e os movimentos sociais, para restabelecer a democracia e por fim aos desmandos desse péssimo governador.

Diretoria do Sindipetro Paraná e Santa Catarina