Nova gestão da UPE toma posse com desafio de proteger a educação, derrotar o fascismo e defender que “O Petróleo é Nosso”

“A UPE já viveu na ilegalidade, já derrubou a ditadura, presidente, ministro da educação e também vai derrotar o Bolsonaro”, disse o novo presidente da União Paranaense dos Estudantes.

A União Paranaense dos Estudantes (UPE) está de cara nova. A direção da entidade para o biênio 2021-2023 tomou posse na última quinta-feira (21). A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores de Curitiba e foi transmitida pelo canal do Youtube do Legislativo Municipal.

Desde a sua fundação em 1938, a UPE tem um histórico de lutas importantes como a campanha “O petróleo é nosso”, na década de 50. Além da defesa da educação pública, acessível e de qualidade, a entidade protagonizou diversas manifestações no estado. Em 2010 os estudantes foram as ruas protestar contra os atos secretos e para “caçar” os funcionários fantasmas da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná)”.  Em 2011 com o “Fora Derosso”, ocuparam a Câmara de Curitiba e pediram a cassação do vereador após denúncias de corrupção, mal uso do dinheiro público e favorecimento de familiares. Entre 2011 e 2018 foram diversas mobilizações em defesa da educação e contra o governo Beto Richa.

A solenidade contou com saudações gravadas em vídeo de diversas autoridades como políticos e reitores de universidades. Presencialmente participaram do evento Larissa Souza, presidenta da UPE (2019-2021); Julia Aguiar, diretora da UNE (União Nacional do Estudantes); Luiza Coelho, diretora da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas); Márcio Killer, presidente da CUT-PR; Professora Josete, vereadora de Curitiba (PT); Dalton Borba, vereador de Curitiba (PDT), e os sindicalistas Professor Hermes Leão, da APP Sindicato e Alexandro Guilherme Jorge do Sindipetro PR e SC.

O presidente do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, Alexandro Guilherme Jorge, parabenizou o mandato encerrado da presidenta Larissa Souza e saudou a nova gestão destacando a importância da mobilização dos estudantes. “A gente se encontra nas lutas, em uma semana estivemos duas vezes em atos importantes. A gente tá aqui pra agradecer e lembrar que 70 anos atrás, os estudantes disputaram que o petróleo deveria ser nosso. Se passaram 70 anos e a disputa e a responsabilidade do movimento estudantil é a mesma”, disse o sindicalista lembrando da importante participação dos estudantes nos atos contra a privatização na Petrobrás e ao escracho ao presidente da estatal, o general Silva e Luna.

Ao final da posse, o novo presidente da UPE, Thales Zaboroski, ressaltou a importância da unidade contra o fascismo e falou dos desafios de enfrentar os desmontes na educação promovidos pelo governo Ratinho Jr. no Paraná e Bolsonaro no Brasil. “A UPE já viveu na ilegalidade, já derrubou a ditadura, presidente, ministro da educação e também vai derrotar o Bolsonaro. Isso nos faz acreditar que venceremos. A UPE é muito maior que todos nós que estamos sendo empossados nessa noite. Viva a União Paranaense dos Estudantes e fora Bolsonaro!”, disse o novo presidente da entidade encerrando a solenidade.

Diretoria Executiva da União Paraense dos Estudantes (UPE) – Gestão 2021-2023

Presidente: Thales Zaboroski