Uma terça-feira de primavera chuvosa, com temperatura bem abaixo da média para esta época do ano. Cairia bem um café quente e um pãozinho fresco para começar o que seria mais um dia normal de trabalho. Agora, sabe o que não cai bem? Calote e desrespeito!
É o que os trabalhadores e trabalhadoras da CAP Serviços Médicos, lotados na Repar, enfrentam desde que foram contratados, há quatro meses. Para piorar ainda mais o rol de problemas, acordaram neste 7 de outubro com a notícia de que, novamente, seus salários estão atrasados.
A greve do dia 29 de setembro havia sido suspensa após a assembleia, em 25/08, conceder prazo de uma semana para a quitação das pendências de agosto, sobretudo em relação às horas extras e ao adicional noturno. Agora, somam-se aos débitos da empresa os salários, o vale combustível e o vale-alimentação de setembro. Diante disso, a categoria deflagrou na manhã desta terça a greve de advertência de 48 horas. O movimento, contudo, pode ser ampliado por tempo indeterminado, já que foi aprovada a assembleia em caráter permanente.
A CAP Serviços Médicos ainda deve aos seus empregados que atuam na refinaria três meses de FGTS. A empresa chegou a apresentar comprovantes no final de agosto, mas até agora os valores não constam nas contas individuais dos trabalhadores. Além disso, não pagou as verbas rescisórias dos demitidos no último mês.
O café e o pão o Sindicato garantiu no piquete, que segue firme na barraca em frente à Repar, mesmo com chuva e frio. Mas é a luta coletiva que fará a CAP respeitar seus trabalhadores.
Já deu!
O Sindipetro PR e SC entende que a CAP Serviços Médicos já deu mostras mais que suficientes de suas credenciais horrorosas nesses quatro meses de contrato junto à Petrobrás na Repar. Não há outro caminho, diante de tanta falcatrua, senão o da rescisão do contrato da prestadora, com a devida manutenção dos empregos, mediante a contratação de uma empresa séria.
A Petrobrás também é responsável por essa situação vergonhosa e deve tomar medidas urgentes para reverter o quadro em sua unidade industrial de Araucária.