Novas unidades da Repar entram em parada de manutenção e Sindicato aperta o cerco na fiscalização das condições de trabalho

Parada da refinaria envolve cerca de 2,7 mil trabalhadores terceirizados e deve ser concluída no início de março.

As unidades da Repar que passaram a operar após a ampliação do parque industrial, entre 2008 e 2011, entraram na sua primeira grande parada de manutenção no último dia 04. O procedimento envolve cerca de 2,7 mil trabalhadores e tem previsão de encerramento para 07 de março.

Estão em manutenção as unidades de Hidrotratamento e Reforma Catalítica (HRC), o COQUE e a Destilação e Hidrotratamento (DH). Por ser um processo complexo, que dispende bastante dedicação dos trabalhadores próprios e envolve muitos terceirizados, o Sindipetro Paraná e Santa Catarina acompanha de perto as obras e cobra da empresa todas as demandas relativas às condições de trabalho que chegam à entidade.

Além disso, os dirigentes sindicais fiscalizam regularmente as áreas e se reúnem semanalmente com os gestores da Repar para tratar das denúncias. É muito importante que os(as) petroleiros(as) da refinaria utilizem os canais de contato do Sindicato para oferecer denúncias relacionadas a acidentes, assédio, condições de trabalho, extensão de jornadas, descumprimento de procedimentos, custos e prazos, entre outras irregularidades que presenciarem. Fotos, vídeos, documentos e qualquer outra espécie de prova que tiverem acesso também devem ser enviadas.

O Sindipetro recebe as denúncias pelo e-mail denuncia@sindipetroprsc.org.br ou através do telefone 3332-4554. Não seja omisso(a), denuncie práticas irregulares!

Acidentes

Mal começaram os trabalhos da parada de manutenção da Repar e já foram registrados dois acidentes. Num deles uma trabalhadora teve que operar dois dedos da mão. O Sindicato vai participar da Comissão de Investigação do Acidente para apurar de perto o caso e tomar as providências cabíveis.

Denúncias e atuação melhoram restaurante da parada

O Sindicato recebeu denúncias de que o restaurante provisório montado na Repar para alimentar os terceirizados tinha vários problemas estruturais, tais como lamaçal na área de acesso, trabalhadores expostos à chuva devido à ausência de cobertura, catracas com defeito gerando muitas filas, entre outros.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina tratou os problemas com os gestores, cobrou melhorias e muitas questões já foram solucionadas. Isso comprova que as denúncias aliadas à forte ação sindical dão resultados práticos.