Novembro Azul 2023: Sua vida vale mais

Sindicato apoia a campanha de conscientização sobre a saúde do homem

Com o objetivo de conscientizar a categoria sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem, o Sindipetro PR e SC aderiu à campanha mundial Novembro Azul.

A iniciativa visa incentivar a realização de exames de rotina que podem identificar doenças em estágios iniciais, com foco especial na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, que afeta milhares de pessoas todos os anos.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata ocupa a segunda posição entre os tipos de câncer mais frequentes entre pessoas do sexo masculino no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em 2022, foram cerca de 66 mil diagnósticos.

Dados do INCA também estimam que o Brasil terá mais de 215 mil novos casos de câncer de próstata para o triênio 2023-2025. Atualmente, essa é a segunda maior causa de óbito por câncer na população masculina.

Apesar da recorrência, o preconceito ainda afasta muitos homens dos consultórios médicos. Os exames utilizados para investigar o câncer de próstata são o toque retal, que avalia tamanho, forma e textura da próstata, e o PSA (Antígeno Prostático Específico), um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Níveis elevados dessa proteína podem indicar câncer, mas também outras doenças benignas.

Esses procedimentos são grandes aliados na detecção precoce da doença, mas a apreensão e a hesitação, decorrentes do estigma social que carregam, frequentemente impedem que os homens realizem os exames.

Segundo uma pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), somente 32% dos homens acima de 40 anos afirmam estar muito preocupados com sua própria saúde, enquanto 46% deles só buscam atendimento médico quando apresentam sintomas. Esse índice sobe para 58% quando se trata de pacientes que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar da baixa preocupação, metade deles têm medo ou ansiedade quando pensam em sua saúde.

Para a enfermeira do SUS e diretora do Sindipetro PR e SC, Elisangela Costa, é fundamental superar o preconceito e buscar orientação médica. “É muito importante que os homens estejam atentos a qualquer sinal ou sintoma diferente, pois o diagnóstico precoce contribui para a cura da doença. Quando o exame de toque for indicado, é fundamental superar qualquer preconceito para assegurar um tratamento eficaz”, afirmou.

O Ministério da Saúde (MS), assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), não recomenda o rastreamento do câncer de próstata para pacientes assintomáticos. A indicação é de que a investigação seja feita na presença de sinais e sintomas, tais como dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Outra patologia recorrente é a hiperplasia benigna da próstata (HPB), ou seja, o aumento benigno da próstata. A HPB afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o envelhecimento. Além da prostatite, uma inflamação na próstata, que geralmente é causada por bactérias.

Os sintomas dessas doenças podem ser confundidos com os do câncer de próstata. Portanto, é de extrema importância que, diante de qualquer alteração, não hesite em procurar um médico.

Fique atento aos sinais do câncer de próstata

Cuide-se: Sua vida vale mais

O que é a próstata

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e que se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

. dificuldade de urinar
. demora em começar e terminar de urinar
. sangue na urina
. diminuição do jato de urina
. necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

*Se você tem algum desses sintomas, procure a unidade de saúde!

Fatores de risco

. histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio
. idade: o câncer de próstata é mais incidente em homens a partir da sexta década de vida
. exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho

Prevenção

Ter uma alimentação balanceada, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, evitar bebidas alcoólicas e não fumar são hábitos saudáveis que previnem diversas doenças, entre elas, o câncer.

Faça suas consultas de rotina e fique atento ao seu corpo. Ao sinal de qualquer alteração, procure orientação médica.

Câncer de próstata relacionado ao trabalho

Os trabalhadores mais expostos são os que atuam em:

. Atividades noturnas
. Bombeiros
. Fundição de metais não ferrosos
. Tratamento de madeira
. Indústria de eletrônicos
. Fabricação de vidros
. Produção e aplicação de agrotóxicos arsenicais: herbicidas arsenicais orgânicos, inseticidas arsenicais orgânicos, dessecantes e desfolhantes arsenicais orgânicos, esterilizantes de solo arsenicais orgânicos e fungicida arsenical inorgânico para tratamento de madeira
. Produção e aplicação do inseticida malation
. Produção e refino de cádmio
. Produção de baterias, pilhas elétricas e pigmentos de cádmio
.Produção de materiais à base de PVC: tubulações, canos, batentes de portas e janelas, mangueiras de irrigação, peças automotivas, por exemplo
. Indústria de semicondutores e de eletrodos
. Radiologia, usinas nucleares
. Mineração subterrânea
. Produção de borracha

Principais cancerígenos no trabalho:

. Arsênio e seus compostos arsenicais
. Malation (agrotóxico inseticida)
. Cádmio e seus compostos
. Radiação ionizante (x e gama)
. Elemento radioativo (tório 232)
. Trabalho noturno

Mulheres trans podem ter câncer de próstata?

Confira a resposta no vídeo do urologista Dr. Ubirajara Barroso Jr ao Portal da Urologia, canal da Sociedade Brasileira de Urologia:

História do Novembro Azul

A campanha teve origem na Austrália, em 2003, quando um grupo de amigos decidiu deixar crescer seus bigodes durante o mês de novembro para chamar a atenção para a saúde masculina, especialmente o câncer de próstata. Essa simples ação, conhecida como “Movember”, rapidamente ganhou popularidade e se espalhou por diversos países.

O movimento chegou ao Brasil em 2008, através do instituto Lado a Lado pela Vida, uma organização desenvolvida para conscientizar os homens a cuidar da saúde. Em 2018, inspirado no Outubro Rosa, o Instituto nomeou a campanha de Novembro Azul.

Desde então, o Novembro Azul se tornou um movimento dedicado a informar os homens sobre a importância dos exames preventivos e a quebrar tabus relacionados à saúde masculina.

Por Juce lopes