Noviski, um ilustrador humanista que faz muita falta

O Paraná perdeu um de seus ícones no mundo das charges na tarde do último sábado (04). O ilustrador curitibano Carlos Alberto “Noviski” faleceu aos 49 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ele havia recebido alta de uma cirurgia bariátrica pela manhã e segundo seus familiares passava bem.

Noviski estudou desenho industrial na década de 1980 no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR, hoje UTFPR). Trabalhou nos jornais Gazeta do Povo e O Estado do Paraná e nos últimos anos atuava no Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). Colaborou com jornais de diversas entidades sindicais, inclusive para o Sindipetro Paraná e Santa Catarina.

Crítico implacável do neoliberalismo, Noviski era um cartunista humanista e de humor ímpar. Publicou charges em jornais de grande circulação em momentos históricos da categoria petroleira, como no período de ataques do Governo FHC à Petrobrás, quando houve a mal sucedida tentativa de mudança de nome de Petrobrás para Petrobrax, e no afundamento da Plataforma P-36 (confira abaixo). Era irmão de um petroleiro da Repar, nosso companheiro Luis Noviski.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina é imensamente grato ao camarada Noviski. Lamenta-se a inestimável perda, mas celebra-se a sua genialidade, eternizada em cada traço de sua obra. Aos familiares e amigos, nosso profundo pesar. Noviski, presente!