O 10° Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras marca o retorno do evento de forma presencial após 2 anos

Porto Alegre recebeu petroleiras de diversos estados para celebrar a primeira década do coletivo e discutir novos desafios.

Após dois anos de eventos online devido à pandemia, o 10° Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras retorna ao formato presencial com o tema “Mulheres Rompendo Barreiras”, que ocorreu entre os dias 25 e 27 de novembro, no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (RS).

As petroleiras do Paraná e de Santa Catarina foram representadas pelas diretoras do Sindipetro, Cristiane Fogaça e Elisangela Costa. Para Cristiane, o retomada dos encontros presenciais é de extrema importância, pois é uma forma de ouvir histórias que aproximam e fortalecem as mulheres.

De acordo com a diretora, o coletivo das petroleiras logrou muitas conquistas, mas ainda é necessário avançar em muitas pautas. “A gente tem a real consciência de que tem muita coisa ainda pela frente para ser conquistado e muitos avanços que a gente espera que agora, finalmente, sejam possíveis. Não tivemos a possibilidade de sonhar com esse tipo de progresso nesses últimos 4 anos e agora a gente pode voltar a sonhar novamente”, ressaltou.

O 10° Encontro teve como anfitriã a presidenta do Sindipetro-RS, Miriam Cabreira. Ao longo do final de semana, diversas mesas debateram temas importantes como a conjuntura política do país e os novos desafios da categoria para os próximos anos. O evento contou com a participação da representante eleita dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, Rosângela Buzanelli, e da diretora da FUP, Cibele Vieira. Além de representantes de diversos sindicatos, movimentos sociais e da política.

Por Juce Lopes

Com informações da Imprensa Sindipetro-RS