O que fazer para consertar os estragos de Bolsonaro na Petrobrás?

Rodada de Bate-Papo Sindical vai debater soluções para os problemas causados pelo antigo governo na Petrobrás e pensar nas perspectivas para a Companhia.

Davi Macedo – Sindipetro PR e SC

O rastro de destruição do governo Bolsonaro no Sistema Petrobrás foi imenso. A política de desmonte pairou sobre a maior estatal brasileira desde o golpe na presidente Dilma Rousseff, em 2016, mas foram nos últimos quatro anos que a Companhia mais sofreu retrocessos.

Refinarias foram privatizadas, muitos ativos e campos de produção vendidos a preço de banana, fábricas de fertilizantes fechadas (caso da Fafen-PR) ou arrendadas, unidades sucateadas, dezenas de milhares de postos de trabalho exterminados, salários arrochados, direitos perdidos e as relações de trabalho passaram por um processo de desumanização.

Tudo isso afetou não apenas a categoria petroleira, mas toda a sociedade, que amargurou preços abusivos dos combustíveis nos últimos anos.

Dificilmente a Petrobrás sobreviveria a outro mandato de Bolsonaro. Demolir é muito mais fácil que construir, mas após esse período de destruição é chegada a hora de reerguer a Petrobrás para torná-la novamente indutora do desenvolvimento econômico e social do país e motivo de orgulho da nação.

Para debater os problemas, procurar soluções possíveis e elencar as prioridades nesse audacioso, porém possível plano de recuperação da Petrobrás, o Sindipetro Paraná e Santa Catarina convoca a categoria para uma rodada de Bate-Papo Sindical a ser realizada entre os dias 24 de fevereiro e 09 de março (confira o calendário abaixo).

As reuniões na Repar e na SIX serão todas presenciais, nas sedes do Sindicato. No caso da Transpetro, os bate-papos já estão ocorrendo nas unidades. Há também a possibilidade de reuniões setorizadas sobre o tema em debate. Para isso, basta entrar em contato com o Sindipetro PR e SC para efetuar o agendamento.

Como o governo Lula já demonstrou, os trabalhadores terão novamente voz ativa nas decisões da nação. Cabe destacar a fala do novo presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, quando de seu primeiro pronunciamento à categoria petroleira. “Queremos uma Petrobrás que olhe para a frente consciente da importância de seu papel na construção de um futuro mais sustentável para as novas gerações. E que faça tudo isso valorizando o seu time e garantindo a excelência em segurança operacional. Não existe geração de valor sem cuidar das pessoas e sem pensar em nosso impacto no mundo. Essa é a verdadeira sustentabilidade. Sabemos que desafios e obstáculos surgirão, mas se há uma certeza é de que esse time tem competência técnica e profissionalismo de sobra para fazer isso acontecer. Conto com vocês, e vocês podem contar comigo”.

Portanto, chegou a hora dos trabalhadores exercerem a sua voz. Vamos juntos reconstruir a Petrobrás que queremos!

Calendário do Bate-Papo Sindical

:: REPAR

27/02 | 17h00 – Manutenção, Engenharia e Laboratório

01/03 | 17h00 – Inspeção de Equipamentos

02/03 | 17h00 – Grupos A, B e E

(quinta-feira)

06/03 | 17h00 – SMS

07/03 | 17h00 – Grupos C e D

(terça-feira)

08/03 | 17h00 – ADM

(quarta-feira)

*Todos os encontros serão presenciais, na Sede do Sindicato, em Curitiba (R. Lamenha Lins, 2064, Rebouças).

:: SIX

24/02 | 17h30 – SMS

(sexta-feira)

01/03 | 17h00 – Operação: G1, G3 e G4

06/03 | 17h00 – Operação: G2, G5 e ADM Operacional

(segunda-feira)

09/03 | 17h30 – Administrativo (Manutenção, Inspeção, Laboratório, Mineração)

(quinta-feira)

*Todos os encontros serão presenciais, na Sede Regional do Sindicato em São Mateus do Sul.