Orientações sobre a Operação Segura

Para fazer valer o direito à saúde, à vida e um meio ambiente de trabalho seguro, se torna urgente aumentar o efetivo mínimo de trabalhadores em todos os setores da REPAR.

TROCA DE TURNO

Primeiramente colocar o uniforme para depois receber o serviço no local de trabalho do turno que está terminando.

Os Dez Mandamentos

Fundamentais das Rotinas

I. Efetuar rotinas completas conforme os padrões.

II. Ler detalhadamente e atenção os últimos relatórios da sua área e das demais. Verificar as observações em destaques e as pendências que ficaram do turno anterior bem como as tarefas que prosseguem neste turno.

III. Ler detalhadamente e atenção as últimas instruções diárias, instrução complementar e instrução permanente.

IV. Fazer verificação geral da área, situação dos alinhamentos, equipamentos, linhas e relatar qualquer  anomalia encontrada.

V.Identificar e programar serviços para manutenção.

VI. Treinar padrões, registrando-os no SINPEP.

VII. Registrar as anomalias encontradas no sistema vigente.

VIII. Atualizar-se das notícias e informes corporativos através do correio eletrônico.

IX. Verificar as condições dos equipamentos de segurança, lava-olhos e chuveiros de emergências .

X. Efetuar DDS, Auditorias Comportamentais e registrar no sistema vigente.

Os Dez Mandamentos da

Permissão de Trabalho SEGURA

I. LIBRA: checar matriz do LIBRA com atenção e criticidade  junto ao  equipamento ou sistema em que será realizada a intervenção,  se tiver dúvidas, consultar GPI (Grupo de Planejamento de Intervenção) até sanar as dúvidas .

II. Verificar junto aos executantes a validade dos cursos de PT ,NR-10 , NR-13 e Espaços Confinados , onde couber .

III. Ler com atenção e criticidade  a AR (Análise de Riscos) junto ao  equipamento ou sistema em que será realizada a intervenção,  se tiver dúvidas, consultar GPI (Grupo de Planejamento de Intervenção) até sanar as dúvidas .

IV. Questionar a cada membro da equipe de manutenção se tem pleno conhecimento da AR , senão encaminhá-los  ao GRUMAN para sanarem as dúvidas . Verificar se todas as medidas mitigadoras que são de responsabilidade dos executantes foram tomadas , senão cobrar imediata correção . Após todos demonstrarem pleno conhecimento da AR,analisar a PT.

V. Indicar com clareza o serviço que será  autorizado e identificar com precisão o equipamento ou sistema.

VI. Quando aplicável solicitar a emissão da RAS (Recomendação Adicional de Segurança ) e a permanência do Técnico de Segurança do Trabalho durante a  abertura do equipamento e nos momentos mais críticos das tarefas .

VII. Preencher a lista de verificação da PT junto ao equipamento ou sistema e certificar-se de que todas as recomendações constantes na AR,RAS e PT estão adequadas para o início da intervenção .

VIII. Após a liberação da PT efetuar DDS sobre os cuidados ao executar as tarefas , enfatizar os produtos contidos nos equipamentos circunvizinhos. Se a atividade exigir uso de máscara cobrar o treinamento e verificar se os executantes conseguem usá-la  adequadamente . Informar aos executantes quais os cuidados a serem tomados ao abandonar a área e as possíveis rotas de fuga .

IX. Acompanhar a realização dos trabalhos para verificar se todas recomendações estão sendo cumpridas .

X. Nas PT’s liberadas por “pelegos” :  fazer auditorias seguindo o mesmo roteiro da liberação de PT , se algum item estiver em desacordo com as recomendações da AR , RAS , PT ou mesmo algum risco que não foi contemplado no planejamento da manutenção, CANCELAR IMEDIATAMENTE A PT.

DIREITO DE RECUSA

Quando o empregado, no exercício de suas atividades, fundamentado em seu treinamento e experiência, após tomar as medidas corretivas, tiver justificativa razoável para crer que a vida e/ou integridade física sua e/ou de seus colegas de trabalho, bem como as instalações e o meio ambiente, se encontre em risco grave e iminente, poderá suspender a realização dessas atividades, comunicando imediatamente tal fato ao seu superior hierárquico, que após avaliar a situação e constatando a existência da condição de risco grave e iminente manterá a suspensão das atividades, até que venha a ser normalizada a referida situação.

LEMBRE-SE!

NENHUMA INTERVENÇÃO É TÃO URGENTE OU IMPORTANTE QUE NÃO POSSA SER PLANEJADA E EXECUTADA COM SEGURANÇA