Sindicato divulga recomendações que devem ser seguidas para evitar a proliferação do Coronavírus.
O COVID-19, popularmente conhecido por Coronavírus, chegou ao Brasil e especialistas alertam que nas próximas semanas deve aumentar consideravelmente o número de infectados no país.
Percebe-se informações desencontradas nos veículos de comunicação e mais ainda nas redes sociais. Também existe morosidade por parte da Petrobrás para adotar ações mais eficazes sobre a proteção dos trabalhadores próprios e terceirizados.
Neste sentido, o Sindipetro Paraná e Santa Catarina, em consonância com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e até da própria Petrobrás, faz uma série de instruções aos petroleiros.
Grupo de Risco
Os trabalhadores que se enquadram no grupo de risco devem ser imediatamente liberados para cumprir isolamento domiciliar e atuar em teletrabalho. Estão no grupo de risco pessoas com idade superior a 65 anos, com doença pulmonar obstrutiva crônica e aquelas com baixa imunidade, decorrente principalmente de tratamentos oncológicos (quimio ou radioterapia), insuficiência renal crônica ou transplantes de órgãos.
O tratamento de frequência será com código de quarentena (1082).
Empregados com sintomas
Quem apresentar sintomas de gripe deve informar o chefe imediato com urgência para que seja providenciada sua liberação ou trabalho em regime de home office. A recomendação é *não ir trabalhar com sintomas de gripe ou resfriado* até que se confirme o diagnóstico.
Se acaso perceber que algum companheiro de trabalho apresente sintomas parecidos com os da gripe, reporte ao seu chefe imediato. Ele pode estar omitindo por falta de informações ou por medo de ser punido.
Cabe lembrar que febre, cansaço e tosse seca são sintomas comuns apresentados por pessoas com Covid-19. Algumas pessoas também têm dores no corpo, coriza, congestão nasal, dor de garganta e diarreia. Além disso, segundo a OMS, uma em cada seis pessoas infectadas sente dificuldade para respirar.
Transporte
É recomendável usar álcool em gel para esterilizar as mãos após o contato em superfícies de uso coletivo e deslocamento em transporte público ou fornecido pela empresa.
O Sindicato vai cobrar das gestões locais das unidades o fornecimento de álcool em gel em todos os setores, locais de circulação de pessoas e também nos ônibus.
Compartilhamento de Objetos
Deve-se evitar compartilhar objetos de escritório, como canetas, réguas, pranchetas, telefones, ente outros. O mesmo vale para ferramentas de trabalho. Porém, se não for possível, limpar os objetos e ferramentas com álcool antes do uso.
Trabalhadores que voltam do exterior
Devem informar ao seu chefe imediato para que seja providenciada a liberação ou trabalho em home office. O período deve ser no mínimo de 7 dias, prazo superior à média de incubação da doença.
Já para aqueles que estejam voltando de países com alto risco de contágio (China, Itália, Irã, Coreia do Sul, Espanha, Alemanha, França, EUA, Suíça, Reino Unido, Noruega, Suécia,
Dinamarca, Holanda, Japão, Bélgica e Áustria até o momento) deverão permanecer em casa por 14 dias, como medida adicional de segurança.
Extensão das medidas de prevenção
O Sindipetro PR e SC cobra que a Petrobrás exija que as empresas contratadas adotem as mesmas medidas de prevenção ao Covid-19, inclusive a possibilidade de utilização do regime de trabalho em home office e de abono de faltas.
Denuncie negligências
O Sindicato orienta que os petroleiros denunciem casos de negligência da Petrobrás e de demais empresas do setor em relação à prevenção ao Coronavírus (denuncia@sindipetroprsc.org.br).
Orientações da OMS
O Sindicato exige que a Petrobrás cumpra todas as orientações da OMS, bem como apresente imediatamente um plano emergencial para a preservação da saúde dos trabalhadores.
Suspensão das atividades do Sindicato
O Sindipetro PR e SC suspendeu as atividades na Sede de Curitiba e regionais sindicais de Joinville, Paranaguá e São Mateus do Sul. A medida visa reduzir os riscos de proliferação do Covid-19, declarado como pandemia pela OMS.
As situações emergenciais devem ser tratadas diretamente com os diretores sindicais.
:: Contatos dos Diretores
Mário: (41) 98805-2544 – Presidente do Sindicato
Alex: (41) 99955-3991 – Diretor Repar
Rafael: (41) 99779-0017 – Diretor SIX
Jordano: (47) 98456-3790 – Diretor Transpetro
Silva: (41) 99783-0167 – Diretor Aposentados