Palestra: Tolek Filipkowski fala sobre sua vida e obra

Ex-sindicalista e compositor polonês estará no Sindicato no dia 07 de março. Ele é reconhecido pela sua história de luta por liberdade sindical e autoria da canção Idą pancry na Wujek (hino dos presos no estado de sítio da Polônia).

O auditório do Sindipetro Paraná e Santa Catarina recebe na próxima terça-feira (07) a ilustre presença de Antoni Józef Filipowski, conhecido como Tolek ou Tolek Filipkowski, ex-sindicalista, jornalista, cantor e compositor famoso pela autoria da canção Idą pancry na Wujek, considerada como o hino dos presos no estado de sítio da Polônia na década de 80

.Tolek vai palestrar sobre sua história de vida e obra à 16h. O evento é aberto ao público geral e também terá transmissão pelas redes sociais do Sindicato. Ele também é reconhecido por sua trajetória enquanto sindicalista na representação dos trabalhadores do Porto de Gdańsk e atuação em prol da liberdade de organização sindical, sendo inclusive fundados do Sindicato Autônomo Independente “Solidariedade”. Foi preso político por conta de sua resistência contra o regime na Polônia e, posteriormente, recebeu duas honrarias oficiais de sua nação.

:: Conheça mais sobre a história de Tolek

Nos anos de 1972–1973, ele trabalhou como misturador de concreto na Cooperativa de Materiais de Construção à Beira-mar em Gdynia , então nos anos de 1973–1974 ele trabalhou na Fabryka Kombet em Gdynia. Nos anos de 1975 a 1987, ele trabalhou como estivador na Autoridade do Porto de Gdańsk. Nos anos de 1979–1981, ele estudou na Faculdade de Navegação da Gdynia Maritime University (agora Gdynia Maritime University). Em agosto de 1980, foi um dos organizadores da greve na Região I do Porto de Gdańsk, ao mesmo tempo em que ocupava o cargo de vice-presidente do Comitê de Greve.

A partir de setembro de 1980, ele pertenceu ao Sindicato Autônomo Independente “Solidariedade”. Ele foi um dos fundadores e depois membro da Comissão Distrital “Solidariedade” na Região I Porto de Gdańsk. Em 13 de dezembro de 1981, ele pertencia a um grupo de organizadores da greve no porto de Gdańsk, mas na noite de 13/14 de dezembro foi detido e colocado no presídio Gdańsk Remand Center. Em novembro de 1982 foi internado no Centro de Retiros em Strzebielinek , de onde foi liberado após um mês.

Na década de 1980, também atuou como intérprete de canções originais e suas gravações foram distribuídas como parte do chamado segunda circulação. Em 1982 foi agraciado com o Prêmio Solidariedade Cultural pela balada Idą pancry na Wujek. Apresentou-se neste período, entre outros, em igrejas e clubes estudantis. Em 1987, foi demitido de seu emprego no porto de Gdańsk. Em 1988 se apresentou para os grevistas dos estaleiros da Stocznia Gdańska im. Vladimir Lênin. Após a transformação sistêmica, permaneceu nos EUA por vários anos. Depois, após regressar à Polônia, associou-se ao Sky Orunia (uma das primeiras estações de televisão privadas independentes na Polônia), entre outros , bem como ao semanário Tricidade . Desde 2000, é proprietário da editora AJF Media. Também é membro da “Associação da Dignidade”.

Como jornalista e fotógrafo, há 30 anos viaja pelo mundo e conheceu oitenta países. Publica suas fotos e reportagens na internet e na sua revista Forum Pomorski (Fórum da Pomerania).