Pauta Local Transpetro: Reuniões são retomadas, mas negociações não evoluem

RH se comprometeu em verificar a devolutiva das reivindicações junto ao GAPRE

Foto: Agência Petrobras

O Sindipetro PR e SC se reuniu, no dia 5 de setembro, com o novo gerente geral da Transpetro UO-Sul, Emiliano Zacarias. O objetivo do encontro foi reabrir o canal de diálogo entre a gestão da subsidiária e o Sindicato, paralisado nos últimos governos.

Além do gerente geral, estavam presentes na reunião o gerente de terminais aquaviários do PR e SC, Thobias Possebon; o gerente terminais terrestres, Neville de Oliveira Pereira; e os diretores sindicais, Adenilson Paiva; Alexandro Guilherme Jorge; Cristiane Fogaça; Jeancarlo Penha; Otávio Teixeira; Rafael Bessani e Rosivaldo Teixeira. Os gerentes setoriais do RH, Aline Fernandes Cardoso, Braulio Fernandes dos Santos e Luiz Felipe Grubba, o representante de Relações Sindicais, Carlos José da Silva, e de Responsabilidade Social da Transpetro, Aline Pereira Soares, também participaram através de videoconferência.

Nos dias 19 e 20 de junho, diretores do Sindicato se encontraram com o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, durante sua visita aos Terminais de São Francisco do Sul (Tefran) e Paranaguá (Tepar). Em ambas as ocasiões, a pauta de reivindicações dos trabalhadores do Paraná e Santa Catarina foi entregue a Bacci, que se comprometeu a analisar os pleitos e iniciar as negociações.

No entanto, na primeira reunião de pauta local com a nova gestão, a gerência da Transpetro não apresentou nenhuma resposta em relação às demandas da categoria. Embora os gerentes locais tenham afirmado que muitas das reivindicações foram encaminhadas, ainda não houve um retorno oficial do Gabinete Presidencial (GAPRE) sobre as medidas que estão sendo tomadas para atender às solicitações dos trabalhadores.

A pauta entregue a Bacci contém 10 páginas que refletem o acúmulo de demandas devido à precarização, enfrentada pela subsidiária nos últimos sete anos, e à falta de diálogo das gestões anteriores com a classe trabalhadora. Vale lembrar que todas essas demandas já haviam sido repassadas aos gerentes locais antes de serem entregues ao presidente. Entre os pontos de pauta que mais preocupam a categoria, destaca-se a falta de efetivo, que compromete diretamente a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Apesar de não ter atendido às expectativas dos diretores sindicais, segundo a diretora Cristiane, o encontro foi uma oportunidade para dar um voto de confiança aos novos gestores, além de expressar boas-vindas. “Esperamos que esta gestão seja, no mínimo, muito melhor do que a anterior e mantenha essa ênfase no diálogo com os trabalhadores e o sindicato, especialmente neste momento em que estamos lutando pelo nosso ACT”, afirmou.

Durante a reunião, em resposta às cobranças do Sindicato, o representante do RH Felipe Grubba afirmou que irá enviar, o mais brevemente possível, uma devolutiva do GAPRE acerca da pauta de reivindicações dos trabalhadores.

O Sindipetro PR e SC reforça junto à categoria que segue cobrando o retorno da gestão da Transpetro, ao mesmo tempo em que monitora possíveis avanços nas demandas e avalia outras pautas que necessitam atenção. O Sindicato também reitera seu compromisso constante de manter um diálogo com a empresa e, principalmente, com a força de trabalho.

Por Juce Lopes