Perbras: Em segunda audiência de conciliação, empresa apresenta contraproposta rebaixada

O Sindicato irá calcular os valores a serem pagos para apresentar aos trabalhadores em assembleia.

O Sindipetro PR e SC participou nesta quarta-feira (25) da segunda audiência de conciliação do dissídio coletivo da Perbras, realizada de forma online pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR).

Durante a sessão, a empresa apresentou uma contraproposta rebaixada que propõe o pagamento mensal de R$ 260 para o período retroativo de abril de 2021 a abril de 2023, mais adicionais. Quase metade do valor sugerido pelo Sindipetro em primeira audiência, realizada no dia 10 de outubro.

Na proposta apresentada pelo Sindicato, o valor adicional no período retroativo era de R$ 500 por mês, para todos os trabalhadores, bem como o pagamento de adicional de periculosidade e outros adicionais a que os trabalhadores tivessem direito.

A exemplo da primeira audiência, mais uma vez o Ministério Público do Trabalho (MPT) reiterou que salário mínimo regional é um direitos dos trabalhadores. Sem avanço na negociação, o desembargador Arion Mazurkevic sugeriu o pagamento integral do retroativo de forma parcelada, o que a empresa também rejeitou.

Durante a sessão, ficou acordado que a Perbras irá encaminhar a documentação de todos os trabalhadores para que o Sindicato possa calcular os valores referentes à contraproposta, que será validado junto à empresa posteriormente.

O Sindicato também irá calcular os valores corretos, aos quais os trabalhadores têm direito, para que a categoria avalie com clareza as proposições e decida os próximos passos em assembleias.

O Sindipetro PR e SC enfatiza o seu compromisso contínuo com os trabalhadores e reafirma sua determinação em lutar por melhores condições de trabalho e por um acordo coletivo digno, que garanta os direitos estabelecidos pela legislação.

Confira a íntegra da audiência:

Por Juce Lopes