Resultado

Pesquisa aponta insatisfação da categoria com os atuais Planos de Cargos e Salários

O Sindipetro PR e SC realizou uma pesquisa on-line sobre Planos de Cargos e Salários para todos os trabalhadores ativos do Sistema Petrobrás, lotados nas unidades do Paraná e Santa Catarina.

Os principais apontamentos da categoria sobre o tema incluem a falta de transparência nos atuais planos, a ausência de isonomia e a necessidade urgente de revisão dos critérios de promoção e progressão. A pesquisa também revelou que os principais motivos para os trabalhadores estarem no plano atual são o avanço na carreira (38,6%), a falta de transparência (25%) e a transferência entre unidades (18,9%).

Pesquisa sobre Plano de Cargos e Salários no Sistema Petrobrás. Gráfico 1.

 

De acordo com o diretor do Sindipetro PR e SC, Thiago Olivetti, a pesquisa obteve uma amostragem significativa, abrangendo diversos cargos dos regimes administrativos e de turno, tanto de nível médio quanto superior. “Tivemos uma importante participação da categoria na pesquisa e, ao avaliar os resultados, de forma geral, 82% dos participantes afirmam se sentir defasados na carreira em comparação com outros colegas. Isso demonstra uma grande decepção com os atuais planos de cargos no Sistema Petrobrás, especialmente após as mudanças nos regramentos que ocorreram de forma unilateral e pela dificuldade no avanço na carreira devido ao processo de avaliação, que é muito subjetivo e quase sempre favorece quem está mais alinhado à gestão”, afirmou.

Pesquisa sobre Plano de Cargos e Salários no Sistema Petrobrás. Gráfico 2.

 

Pesquisa sobre Plano de Cargos e Salários no Sistema Petrobrás. Gráfico 3.

 

Quando questionados sobre as prioridades que devem compor um novo plano, o avanço na carreira (verba/antiguidade) destacou-se com 78,8% das respostas. A segunda opção mais escolhida foi promoção de cargo (31,1%), seguida pelo processo de avaliação (20,5%) e nova tabela de níveis (16,7%).

 

Pesquisa sobre Plano de Cargos e Salários no Sistema Petrobrás. Gráfico 4.

 

Sobre outras condições que a FUP e os sindicatos devem levar para as negociações de um novo Plano de Cargos, os trabalhadores priorizaram os temas Isonomia e Transparência (31,25%), Mobilidade e Progressão de Carreira (25%), e Avaliação e Critérios de Promoção (17,5%).

As respostas da pesquisa, realizada entre os dias 02 e 17 de julho, servirão de base para as discussões na Comissão sobre Planos de Cargos, prevista no Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2025.

 

📲 Para não perder nada, acompanhe as nossas redes sociais: https://linktr.ee/sindipetroprsc