INEEP

Petrobrás fecha 2023 com segundo maior lucro de sua história

Após anos de desmonte, venda de ativos estratégicos e descapitalização via pagamento de megadividendos, a Petrobras mostrou resiliência, ampliou investimentos e fechou 2023 com um lucro líquido positivo de R$ 124,6 bilhões, o segundo maior de sua história. O mercado consumidor nacional e o desempenho operacional foram decisivos para o resultado anual.

O comentário foi feito pelo diretor técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), Mahatma Ramos dos Santos, ao analisar os resultados do balanço operacional e financeiro da Petrobras apresentado ontem (7/03) pela empresa.

“A expectativa do Ineep é que a companhia retome um forte plano de investimentos, tanto na direção da garantia da segurança energética nacional quanto da economia de baixo carbono”, acrescentou ainda.

Segundo Santos, se aprovada na Assembleia Geral Ordinária (AGO) agendada para 25/4, a distribuição de dividendos pode alcançar R$ 72,4 bilhões em 2023, valor inferior aos dividendos extraordinários pagos no último biênio (média anual de R$ 155,7 bilhões), mas 12 vezes maior que a média observada entre 2003 e 2020 (R$ 5,9 bilhões).

Via FUP