Petroleiro lança livro sobre Estado, Direito, Cidadania e Democracia Classista

Obra do secretário de Aposentados do Sindipetro PR e SC, Antonio Carlos da Silva, será apresentada na sexta-feira (3), às 18h, no Sindicato. Participantes serão recepcionados com queijos e vinhos.

A Associação Beneficente e Cultural dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (ABCP) irá realizar nesta sexta-feira (3) uma roda de conversa, às 18h, para apresentar o livro “Do Estado, do Direito, da Cidadania e da Democracia Classista”. O evento acontece na Sede do Sindicato.

A publicação da Editora Albatroz é composta por quatro textos escritos por Antonio Carlos da Silva, secretário de Aposentados, Pensionistas e Previdência Social do Sindipetro PR e SC.

Os quatro artigos se conectam através da trajetória entre Estado, Direito, Sindicato e a Democracia Representativa, chamada no livro de Democracia Classista. No primeiro, denominado “A tanatologia do Estado Liberal burguês na moral de Immanuel Kant e na dialética de Karl Marx, o autor discorre sobre a possível superação do Estado Classista e a sua possível substituição por outro modelo de produção não classista.

O segundo, “Origem do Direito objetivo e subjetivo em Marx Weber”, procura responder a seguinte questão: para Weber, o direito objetivo se origina e se estrutura a partir do direito subjetivo ou é o direito objetivo que origina e ordena o Direito subjetivo?

No terceiro artigo, “O Sindicalismos como consequência da disputa pela divisão da Mais-Valia” aborda o surgimento do sindicato de trabalhadores e suas funções. No texto o sindicalismo é apontado com um estafe do modelo de produção capitalista e sofre, junto com o capitalismo, as mesmas agruras das crises cíclicas.

No último texto, “Da Luta de Classe, da Democracia Classista, da Representação e da Cidadania”, Silva desenvolve estudo sobre o sindicalismo CUTista de confronto e a sua evolução para o sindicalismo participativo-conflitivo, chamado de “sindicalismo cidadão”.

Após a apresentação da obra e debate, os participantes serão convidados para uma mesa com queijos e vinhos.

:: Serviço

Evento de lançamento do livro “Do Estado, Do Direito, Da Cidadania e Da Democracia Classista”

Quando? Sexta-feira (03/06), às 18h00

Onde: Sede do Sindipetro PR e SC

Rua Lamenha Lins, 2064, Rebouças – Curitiba

Após a apresentação do livro e a roda de conversas será servido queijos e vinhos aos participantes.