Petroleiros da Repar protestam contra a privatização da Lubnor

Petrobrás anunciou a venda da Refinaria do Ceará por valor que não paga nem o terreno da unidade.

Trabalhadores de várias unidades do Sistema Petrobrás atenderam à convocação da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e realizaram manifestações nesta sexta-feira (27), um dia após o anúncio da venda da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), e suas estruturas portuárias, no Ceará, à empresa Grepar Participações Ltda por US$ 34 milhões. O grupo comprador pertence à família do prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo.

Na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária-PR, não foi diferente. Os petroleiros e petroleiras atrasaram a entrada do expediente administrativo em protesto contra mais esse crime de lesa-pátria cometido pelo governo Bolsonaro.

A Lubnor é uma das líderes nacionais na produção de asfalto e a única no país a produzir lubrificantes naftênicos de usos nobres. De acordo com  estudo do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), o preço negociado pela Petrobras para à Grepar Participações Ltda representa, pelo menos, 55% do seu valor em comparação com os cálculos estimados. De acordo com os parâmetros utilizados, a refinaria localizada no Ceará está avaliada com um valor mínimo, pelas projeções cambiais mais elevadas deste ano, de US$ 62 milhões, quando o valor negociado pela estatal com o potencial comprador foi de US$ 34 milhões.

O valor da venda é tão irrisório que, segundo cálculos do Sindipetro Ceará e Piauí, está abaixo do valor do terreno da Lubnor. A FUP já noticiou que vai contestar judicialmente a privatização Refinaria do Ceará. A negociação lesiva à nação acontece em meio à conjuntura de escalada dos preços dos combustíveis, da inflação e de ameaça de desabastecimento interno de derivados de petróleo.

Para o presidente do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, Alexandro Guilherme Jorge, o momento é de mobilização contra a ofensiva privatista na Petrobrás. “Os discursos de venda da Petrobrás estão em uma crescente. Hoje mesmo o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, falou em entrega do controle acionário da Petrobrás, mas também o presidente da empresa, o ministro de Minas e Energia e o próprio presidente da República estão se alinhando no discurso de venda da Petrobrás. A categoria tem que se manter em alerta e mobilizada”, afirmou.

45 anos da Repar

O Sindipetro PR e SC aproveitou o ato para lembrar o aniversário de 45 anos da Repar, celebrado também nesta sexta-feira (27). Foi distribuído bolo à categoria, que é quem merece ser homenageada neste dia. A proposição dos trabalhadores foi de comemorar a data em luta pela continuidade da unidade no Sistema Petrobrás e que ela volte logo a apresentar melhores condições de trabalho.