Petroleiros da Transpetro no PR e SC aprovam em assembleia o ACT do abono

Acordo visa complementar o valor pago referente à PLR 2022, tendo em visa que os trabalhadores atingiram 100% dos indicadores pactuados com a companhia

Em duas sessões de assembleias virtuais, realizadas na quarta-feira (21), os petroleiros e petroleiras da Transpetro nos estados do Paraná e Santa Catarina aprovaram por 100% dos votos válidos o acordo coletivo conquistado pela FUP e sindicatos para o pagamento do abono de ajuste da PLR 2022.

O acordo visa complementar o valor pago referente à Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2022 até atingir 100% dos indicadores do benefício, já que, conforme comunicado da nova gestão da Transpetro, “a quitação da PLR 2022 foi impactada com a redução de 53%.  Mesmo com a companhia atingindo 100% das metas e alcançado lucro operacional acima do ano anterior, a antiga administração da empresa optou por não rever a cláusula que permitiria o pagamento completo da PLR”.

O abono vem para corrigir a intransigência da gestão da companhia durante o governo Bolsonaro. Segundo a minuta do acordo, o pagamento é uma ““compensação e reconhecimento aos empregados pelo empenho que resultou à Companhia lucro operacional superior ao do ano anterior”. A Transpetro atingiu um resultado financeiro na ordem de R$ 2,8 bilhões, cifra maior que o lucro do ano de 2021.

O pagamento do abono, de acordo com a Transpetro, se dará no prazo de até 10 dias após a assinatura da minuta.