Petroleiros de Santa Catarina se unem em protesto no Temirim

Trabalhadores de três unidades do Sistema Petrobrás no estado realizaram manifestação no Terminal de Guaramirim.

O Terminal Terrestre da Transpetro em Guaramirim (Temirim), Santa Catarina, teve nesta quarta-feira (30) um protesto que muito provavelmente tenha sido o mais importante de sua história.

Petroleiros de outras duas unidades do Sistema Petrobrás no estado (Terminal de São Francisco do Sul e Edifício Sede de Joinville) se deslocaram até o Temirim para realizarem uma manifestação unificada.

Por lá, se uniram aos caminhoneiros e agricultores acampados e realizaram uma passeata às margens da rodovia BR-280. Durante os discursos, falas de apoio recíproco e muita comoção entre os presentes.

O movimento faz parte da greve nacional de advertência por 72 horas da categoria petroleira contra o aumento abusivo dos preços dos combustíveis e gás de cozinha; contra a privatização da empresa; pela retomada da produção interna de combustíveis; pelo fim das importações da gasolina e outros derivados de petróleo, pela garantia dos empregos e pela saída imediata do presidente da Petrobrás, Pedro Parente.

Tejaí e Teguaçu

Nos terminais terrestres da Transpetro em Itajaí (Tejaí) e Biguaçu (Teguaçu), os petroleiros também fizeram manifestações unificadas com os caminhoneiros, com adesão de cerca de 90% da categoria, na manhã desta quarta-feira.