Petroleiros iniciam boicote à alimentação no Tefran

Um café da manhã coletivo nesta segunda-feira (06), servido pelo Sindipetro Paraná e Santa Catarina, deu início ao boicote à alimentação servida no refeitório do Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul (Tefran).

O movimento teve início após a revelação de que sérias mudanças devem ocorrer no refeitório, desde a alteração unilateral do horário de almoço, passando pelo corte no desjejum dos trabalhadores e até o provável e absurdo porcionamento de carnes.

Além disso, o protesto deixa claro a insatisfação dos trabalhadores com a qualidade dos alimentos servidos pela atual contratada e a forma como os gestores da companhia estão conduzindo essas questões, sem nenhum tipo de debate com os trabalhadores. Trata-se de uma reclamação antiga e que por diversas vezes foi assunto nas reuniões de negociação da pauta local de reivindicações, mas a postura sempre negligente dos gestores inviabilizou uma solução satisfatória. Sequer uma simples consulta sobre a preferência dos empregados com relação à manutenção do refeitório ou recebimento de vale refeição, pactuada na mesa de negociação, foi realizada. Diante da imobilidade gerencial, o Sindicato fez tal enquete e constatou que uma esmagadora maioria, mais de 90% dos petroleiros, prefere o benefício do auxílio almoço e encerramento das atividades do refeitório.

O boicote à alimentação prossegue ao longo desta semana e o fim do movimento dependerá do resultado da reunião de pauta local da Transpetro, que acontece na próxima quinta-feira (09), às 14h00, no Terminal de Paranaguá (Tepar). Na sexta-feira (10), às 12h30, o acontece um Bate-Papo Sindical no Tefran para socializar o resultado da reunião e aprovar os encaminhamentos.