Petroleiros participam e celebram o lançamento do Programa Petrobrás Cultural

Uma noite pra lá de especial, repleta de boas energias e voltada para a celebração da brasilidade e dos novos rumos do país. Assim foi a cerimônia de lançamento da “Seleção Pública Petrobrás Cultural – Novos Eixos”, realizada na última sexta-feira (23), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, diversos ministros, autoridades políticas e personalidades da cultura brasileira; além do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, e de uma comitiva de petroleiros e petroleiras vinculados à FUP.

O programa vai patrocinar produções culturais regionais, com foco no audiovisual, festas populares, festivais, cultura digital, entre outros. O edital prevê investimento de R$ 250 milhões, o maior da história da Petrobrás para o setor cultural. A premissa é escolher projetos de iniciativas que sejam tanto originadas quanto realizadas em todas as regiões do Brasil, buscando equilibrar os recursos do Programa por todo país.

A emoção de ver a Petrobrás voltar a ser indutora não apenas do desenvolvimento econômico, mas também cultural, esteve presente em todos os discursos da noite e até no slogan do evento: “Investimentos em muitas fontes de energia. Uma delas é a cultura”.

O coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, representou a categoria na mesa de autoridades. A diretora do Sindipetro PR e SC Elisangela Costa participou da comitiva petroleira no lançamento. Para ela, foi uma noite muito especial. “Fomos muito bem recebidos e por diversas vezes a categoria petroleira foi citada nos discursos, inclusivo pelo presidente Lula, com quem tiramos uma foto que certamente entra para a história. O nosso grito de guerra ‘Defender a Petrobrás é Defender o Brasil’ foi até incluído na apresentação de um grupo de hip hop e cantado por todos os presentes”.

O evento terminou com um coquetel no MAM. “Foi fantástico, em clima de celebração pelo retorno dos investimentos da Petrobrás na cultura brasileira”, destacou Elis.

Programa Petrobrás Cultural

Os projetos a serem apresentados para a seleção no Programa Petrobrás Cultural deverão ser compatíveis com os cinco eixos estabelecidos: produção e circulação; festivais e festas populares; cinema e cultura digital; e ícones da cultura brasileira. Ainda deverão contemplar aspectos que promovam a diversidade, assim como ações que possam contribuir para a economia em seus setores.

O prazo de inscrições de propostas vai de 23 de fevereiro a 8 de abril de 2024. O formulário de inscrições, os regulamentos e anexos estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico: https://www.petrobras.com.br/cultural/selecoes-publicas-culturais

Cabe lembrar que é vedada a participação de funcionários da Petrobrás e de suas subsidiárias, do Ministério da Cultura e suas instituições vinculadas, e dos profissionais envolvidos no processo de seleção, inclusive os integrantes da comissão julgadora, bem como seus cônjuges, companheiros(as), filhos(as) e enteados(as); e pessoas jurídicas de direito público de administração direta (prefeituras municipais, governo distrital ou estaduais e universidades estaduais ou federais).