PLR futura: mobilizações desta sexta (24) estão suspensas

Em função do adiamento da reunião entre a FUP e a Petrobrás sobre o regramento da PLR futura para o dia 04 de junho, o Sindipetro Paraná e Santa Catarina suspende as mobilizações que estavam previstas para esta sexta-feira (24/05). A justificativa da Petrobras para a transferência da reunião é que estaria em negociação com o DEST (Departamento de Coordenação e Governança das Estatais). Novos protestos por uma PLR justa e democrática serão agendados.
Estado de Greve
Conforme deliberação aprovada pelos petroleiros nas assembleias que discutiram o fechamento da PLR 2012, a categoria se mantém em estado de greve em todo o país e pronta para mobilizações a cada rodada de negociação com a Petrobrás.
Entenda o fato
A FUP iniciou em 2009 um longo processo de negociação com a Petrobrás para definir os indicadores e metodologia para regramento das PLRs futuras, tomando como base uma proposta construída em conjunto com o Dieese em 2008 e que foi nacionalmente aprovada pela categoria em assembléias. A negociação se arrastou até os primeiros meses de 2010, mas somente em dezembro de 2011, a Petrobrás apresentou uma contraproposta, que não contemplou as reivindicações dos trabalhadores e foi rejeitada em assembleias no início do ano passado. Após sucessivas cobranças da FUP e pressão da categoria na campanha para quitação da PLR 2012, a empresa concordou em retomar a negociação do regramento, estabelecendo prazo até 10 de maio para fechamento da discussão.