PLS 131: Presidente encerra Comissão Especial e causa perplexidade

Representantes da FUP e sindicatos filiados foram surpreendidos nesta quarta-feira, 26, com a suspensão, por falta de quórum, e o encerramento dos trabalhos da Comissão Especial para discutir o PLS 131. O senador Otto Alencar, presidente da Comissão, declarou finalizada a Comissão e remeteu a discussão para votação no Plenário do Senado.

A atitude inesperada causou estranheza em todos os presentes, entre eles o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão e o governador do Espirito Santo, Paulo Hartung, que participariam dos trabalhos da Comissão na quarta-feira, 26. De acordo com os sindicalistas até o autor do projeto, senador José Serra, ficou perplexo com a decisão.

O diretor da FUP, Leonardo Urpia, assim como os demais, acredita que o momento é de cautela, sendo necessário investigar os reais motivos que estão por trás da atitude do presidente da Comissão. Apesar disto, Urpia ressalta que as mobilizações ocorridas no país contra o PLS 131 (nos aeroportos, Câmara e Senado), e particularmente na Bahia, onde o Sindipetro Bahia deflagrou uma campanha de mídia (outdoors) cobrando o compromisso do Senador Otto Alencar com o Brasil, alertando para que não traísse o povo brasileiro votando pela entrega do pré-sal, surtiram efeito positivo.

A FUP e seus sindicatos vêm se destacando no cenário político ao travar embates diretos na Câmara dos Deputados e no Senado, em defesa da Petrobrás e do pré-sal. Não tem sido fácil para os senadores e deputados escaparem das cobranças diárias dos dirigentes sindicais e da categoria petroleira. Os petroleiros ouviram de funcionários do Senado a seguinte frase: “Os senadores tremem quando vocês estão aqui…continuem assim”. Vamos continuar.

Fonte: Sindipetro Bahia