Pobreza menstrual: Sindicato distribui kits de higiene em escola pública de Curitiba

No evento, petroleiros também conscientizaram os estudantes sobre a importância da Petrobrás para o desenvolvimento social do país.

O Sindipetro PR e SC entregou kits de higiene em ação pelo fim da pobreza menstrual, realizada na última quinta-feira (09), na Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, em Curitiba. O projeto é o resultado de uma parceria feita com mandato do vereador Dalton Borba (PDT), que convidou a categoria para participar do movimento.

O evento contou com um stand do Sindicato, onde dos petroleiros conscientizavam os estudantes sobre a importância da Petrobrás forte e estatal para o desenvolvimento social do Brasil. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a empresa e os produtos desenvolvidos pelos seus trabalhadores.

A diretora sindical e também enfermeira, Elisangela Costa, palestrou para turmas sobre saúde menstrual e tirou dúvidas dos presentes. Os kits de higiene que foram distribuídos haviam sido arrecadados através doações em mobilização feita pela categoria.

Pobreza menstrual:

De acordo com pesquisa feita pelo Espro (Ensino Social Profissionalizante), cerca de 20% de jovens entre 14 e 24 anos já deixaram de ir à escola por não terem absorvente. Em outubro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro vetou trecho do projeto de lei 4968/2019 que garantia de forma gratuita absorventes higiênicos para estudantes de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública de ensino, mulheres em situação de rua, entre outras situações de vulnerabilidade social extrema.

Em Curitiba, a lei de Combate à Erradicação da Pobreza Menstrual, do vereador Dalton Borba, foi sancionada em outubro e tem como objetivo garantir o acesso a absorventes e coletores menstruais a pessoas que menstruam e que estejam situação de vulnerabilidade social.

Por Juce Lopes